A Universidade Federal do Acre (Ufac) registrou a patente do “Processo físico de separação dos nibs e dos tegumentos de amêndoas fermentadas e secas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum)”. Desenvolvido em parceria com a Cooperativa Reca, o método permite a separação dos nibs e tegumentos da fruta, viabilizando a produção de nibs de cupuaçu, matéria-prima utilizada na fabricação do cupulate, produto similar ao chocolate.
O processo envolve torração em forno não rotativo a 130°C, seguida por trituração mecânica e peneiração em diferentes malhas. A inovação consiste na aplicação do método de floculação em água, permitindo a separação dos nibs das cascas com maior eficiência e menor custo.
A pesquisa foi conduzida por professores e alunos da Ufac, em parceria com técnicos e agricultores da cooperativa. O pedido da patente foi depositado em 1º de agosto de 2023 e publicado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 4 de fevereiro de 2025.
O projeto contou com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Edital nº 01/2020 do Programa de Residência Profissional Agrícola. A gestão do processo de patente foi realizada pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e da Tecnologia (NGCTEC), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg). Os experimentos foram conduzidos na Unidade de Tecnologia de Alimentos (UTAL) da Ufac.