A 15ª edição do Esquenta Junino foi realizada no domingo, 1º de junho, na Praça da Revolução, em Rio Branco, reunindo centenas de pessoas para o início da temporada junina de 2025. O evento é promovido pela Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco.
Ao todo, nove grupos juninos se apresentaram: Farofa de Capeta (Sena Madureira), Malucos na Roça, Matutos na Roça, Junina Pega-Pega, Escova Elétrica, CL na Roça, Assanhados na Roça, Explode Coração e Sassaricano na Roça, todos de Rio Branco. As apresentações mostraram parte do que está sendo preparado para os festivais juninos deste ano.
A presidente da Liquajac, Francilene dos Santos, ressaltou a importância da data e da valorização dos quadrilheiros. “Só quem é quadrilheiro sabe o valor que a gente tem. Nosso movimento é lindo. Neste dia peço muita paz e união”, declarou.
O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, esteve presente no evento e afirmou que o trabalho dos grupos juninos é fundamental para fortalecer a cultura nos bairros. “Quando a gente trabalha junto, governo do Estado e prefeitura de Rio Branco, e, principalmente, com o trabalho de vocês nos bairros, conseguimos transformar a realidade com cultura”, disse.
O Esquenta Junino integra o calendário oficial de eventos culturais de Rio Branco e marca o início das atividades das quadrilhas no ciclo junino acreano. A programação dos festivais seguirá ao longo dos próximos meses com apoio institucional.
Com informações da Liquajac