Assessoria

1ª Semana dos Juizados Especiais inicia no Acre com atividades educativas para acadêmicos

Published

on

A 1ª Semana dos Juizados Especiais começou no Acre nesta segunda-feira, dia 3, com atividades educativas voltadas para acadêmicos de Direito. A iniciativa, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenada no estado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) através da Coordenadoria dos Juizados Especiais e do Projeto Mariri, se estenderá até sexta-feira, dia 7.

Nos três primeiros dias, até quarta-feira, 5, serão oferecidas palestras no Palácio da Justiça, das 8h às 10h e das 14h às 16h, para estudantes de Direito. Os temas abordados serão: “A importância dos Juizados Especiais”, “Direito à saúde” e “Superendividamento”, sendo este último também aberto ao público em geral.

Na quinta e sexta-feira, dias 6 e 7, no Fórum Barão do Rio Branco, serão realizados atendimentos jurídicos para a formalização de queixas e reclamações (atermação). A população poderá acessar esses serviços das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Esses atendimentos serão realizados pelos acadêmicos que participaram das palestras, com o apoio da OCA, Procon e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).

Abertura

A cerimônia de abertura da 1ª Semana dos Juizados Especiais contou com a presença do desembargador Francisco Djalma, coordenador dos Juizados Especiais; da juíza-auxiliar da Presidência, Zenice Cardozo; da presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque; das professoras Helcínkia Albuquerque, coordenadora do curso de Direito da Estácio, e Agatha Christie, representante da Faculdade Anhanguera; além de juízes e estudantes.

O desembargador destacou a importância da troca de experiências e debates para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos Juizados à população. “Este evento marca a primeira edição da Semana Nacional dos Juizados Especiais em Rio Branco, com o objetivo de implementar medidas relativas aos Juizados”.

A juíza-auxiliar Zenice Cardozo ressaltou a importância dos estudantes conhecerem o funcionamento dos Juizados. “Estamos aqui para pensar juntos e entender melhor os Juizados”.

A professora Helcínkia Albuquerque, coordenadora do curso de Direito da Estácio, enfatizou a contribuição dos Juizados para a sociedade. “Os Juizados oferecem uma solução rápida e eficaz para conflitos, muitas vezes por meio de acordos, trazendo celeridade e economia processual e financeira para as partes. É fundamental que os estudantes participem para disseminar esse conhecimento”, afirmou.

Fonte: Emanuelly Falqueto / Fotos Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

Tendência

Sair da versão mobile