O governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), lançou nesta terça-feira (29) um edital de premiação voltado a ações culturais em todo o estado. O chamamento público irá destinar R$ 1,47 milhão a 42 iniciativas reconhecidas como Pontos e Pontões de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
O edital busca reconhecer e apoiar grupos culturais, formais e informais, que desenvolvem atividades em comunidades acreanas. A proposta é ampliar o acesso às políticas públicas culturais e incentivar o trabalho de coletivos e entidades locais que atuam com educação, identidade e produção artística.
As inscrições estarão abertas de 29 de abril a 30 de maio de 2025 e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da FEM: www.femcultura.ac.gov.br.
A seleção inclui critérios de cotas para garantir a participação de grupos diversos e promover a valorização das expressões culturais do Acre. Entre os critérios de elegibilidade estão organizações da sociedade civil com ou sem personalidade jurídica que atuem como Pontos ou Pontões de Cultura, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva.
De acordo com o presidente da FEM, Minoru Kinpara, o Acre vive um momento de ampliação dos investimentos no setor cultural, com ações integradas entre os governos estadual e federal.
O edital integra uma estratégia de fortalecimento da rede cultural acreana e de incentivo a projetos que promovam mobilização, troca de saberes e articulação entre territórios e temas culturais do estado.