O Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) informou que o Acre está sob alertas laranja e amarelo de chuvas intensas e ventos fortes emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira, 28, com validade até as 10h desta quarta, 29. A previsão indica volumes que podem variar entre 20 e 60 milímetros por hora, chegando a 100 milímetros por dia, com rajadas de vento entre 40 e 100 quilômetros por hora. As condições aumentam o risco de queda de galhos e árvores, alagamentos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia elétrica .
O alerta recomenda que a população evite abrigar-se debaixo de árvores e mantenha atenção em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos. A chefe da Sala de Situação do Cigma, Ylza Lima, afirma que o monitoramento é contínuo para orientar órgãos de resposta e orientar a população. “É fundamental permanecer em alerta e acompanhar continuamente as previsões do tempo, porque as condições atmosféricas podem mudar rapidamente. Esse monitoramento é essencial para garantir a segurança da população e para apoiar a tomada de decisões, principalmente em situações que envolvem risco de eventos extremos”, declarou .
Além do Inmet, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de risco hidrológico moderado para Rio Branco e Porto Velho (RO), indicando possibilidade de alagamentos em áreas baixas e inundações pontuais em rios e córregos urbanos . Os avisos reforçam a necessidade de acompanhamento das atualizações meteorológicas e de atenção às orientações de órgãos de proteção e defesa civil.