Saúde

Acre intensifica campanha de vacinação contra a gripe em meio ao aumento de casos respiratórios

Movimento Nacional pela Vacinação enfatiza a importância da imunização para conter enfermidades na região

Published

on

O estado do Acre está intensificando a vacinação contra a gripe diante do aumento de casos de doenças respiratórias. A ação visa ampliar a imunização contra a gripe e outras enfermidades do Calendário Nacional de Vacinação, com foco na proteção dos grupos prioritários.

Os grupos para a vacinação incluem idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, trabalhadores do transporte coletivo, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, forças de segurança, gestantes, povos indígenas, pessoas com comorbidades, e outros grupos identificados como prioritários.

O Movimento Nacional pela Vacinação ressalta a importância da vacinação na prevenção de doenças respiratórias, enfatizando a necessidade de aumentar a cobertura vacinal. Além da imunização, a campanha destaca medidas preventivas como higiene nasal e etiqueta respiratória para conter a disseminação dessas enfermidades.

Vacine-se!. Sua proteção é prioridade. Procure a unidade de saúde mais próxima e faça a diferença na luta contra a gripe e a Covid-19. #VacinaçãoÉPrevenção”

É essencial que a população busque a vacinação para completar seu esquema vacinal. O Ministério da Saúde, em conjunto com o governo federal, está ampliando a divulgação de informações para esclarecer dúvidas sobre a vacinação. Destaca-se a importância contínua do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da conscientização sobre a vacinação em todo o país.

De acordo com informações da Divisão Estadual do Programa Nacional de Imunizações da Sesacre, a cobertura vacinal no estado segue uma tendência similar ao restante do país. Em relação à imunização contra a influenza, os índices ideais almejam alcançar, no mínimo, 90% da população. Contudo, durante o período analisado, os dados revelaram uma taxa de vacinação abaixo de 50% em todo o estado. Já em relação à vacinação contra a Covid-19, a cobertura para a aplicação da primeira dose atingiu 79,66%, enquanto a segunda dose alcançou 65,64%.

Advertisement

A campanha no Acre busca aumentar a cobertura vacinal e assegurar a proteção dos grupos prioritários contra a gripe e outras doenças respiratórias, visando promover a saúde coletiva. Para informações e orientações sobre a vacinação, a população pode procurar as unidades de saúde locais ou acessar o site oficial do governo brasileiro dedicado à vacinação (gov.br/vacinacao).

Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Tendência

Sair da versão mobile