Com o aumento dos casos de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está reforçando as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. A principal ênfase continua sendo a prevenção, com a eliminação de criadouros por meio de ações simples que podem ser incorporadas à rotina da população.
Edvan Meneses, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, destaca a importância de medidas conhecidas pela população, como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água para animais de estimação, tampar ralos e pias, entre outras. Ele ressalta que, nesta época do ano, é crucial a colaboração da sociedade para evitar o desenvolvimento das larvas do Aedes Aegypti, que se proliferam em água parada.
A inspeção residencial é recomendada pelo menos uma vez por semana para identificar possíveis focos de larvas. Além disso, a interação positiva com agentes de saúde e de combate às endemias é destacada como uma prática importante.
O uso de repelentes e a instalação de telas mosquiteiras, especialmente em áreas com registros elevados de casos, são medidas adicionais sugeridas para a proteção individual e coletiva.
Fonte: Agência de Notícias do Acre / Foto: Cedida