Notícias

Adem Araújo destaca potencial da Cooperacre e defende valorização de produtos da floresta

Published

on

Durante visita à agroindústria da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), em Rio Branco, o empresário Adem Araújo, presidente da Associação Acreana de Supermercados (Asas), destacou a importância da produção extrativista para a economia do Acre e defendeu maior valorização dos produtos da floresta.

“Fiquei surpreso com o tamanho, com a estrutura da Cooperacre e por saber que temos uma indústria desse porte em Rio Branco gerando tantos empregos. São produtos que vêm da floresta, dos extrativistas, e que já chegam em muitos lugares do mundo. Iniciativas como essa precisam ser valorizadas”, afirmou.

Adem conheceu o processo de beneficiamento da castanha, desde a chegada da matéria-prima até o empacotamento para exportação. A produção, segundo ele, representa uma oportunidade de fortalecer a economia local com base na biodiversidade amazônica.

A Cooperacre reúne cooperativas e associações que atuam com castanha-do-Brasil, borracha, café, palmito e polpas de frutas. Só em 2023, a cadeia da castanha gerou R$ 24,5 milhões em retorno aos produtores, com exportações para mais de dez países.

A fala de Adem reforça o papel do setor varejista como aliado na valorização da produção local. Para ele, o fortalecimento da economia florestal depende do reconhecimento e apoio ao trabalho desenvolvido por extrativistas e cooperativas no estado.

Tendência

Sair da versão mobile