Notícias

“Agosto Lilás”: Cruzeiro do Sul Unindo Forças para Reduzir a Violência Contra as Mulheres

Published

on

Sexta-feira, dia 4 de agosto, foi realizado o evento de abertura da terceira edição da campanha “Agosto Lilás” em Cruzeiro do Sul, Acre. O movimento, que ocorre em todo o país, tem como objetivo a defesa dos direitos das mulheres e busca mobilizar a sociedade para a redução dos alarmantes casos de violência contra o gênero feminino na segunda maior cidade do estado.

Com o tema “Por Amor, sem dor”, o município promoverá diversas atividades ao longo do mês de agosto. Entre elas, estão previstas palestras em escolas, comunidades e instituições, além de ações de atendimento às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, com o intuito de engajar toda a sociedade na causa.

O Departamento Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres é o órgão responsável pela organização da campanha, em parceria com o Grupo de apoio ao serviço humanitário (Gash), a Diocese, a Comarca de Cruzeiro do Sul e as forças de segurança, bem como todas as instituições que compõem a rede de proteção à mulher no município.

A juíza de direito Rosilene Santana ressaltou a importância do evento diante da triste realidade enfrentada pela região. “Atualmente, o Acre lidera nos casos de violência doméstica, e Cruzeiro do Sul é o terceiro município do estado com o maior índice. Por isso, é necessário que o poder público e toda a sociedade estejam atentos a esses eventos”, alertou.

Advertisement

A coordenadora municipal das políticas públicas para as mulheres, Lúcia Sarah, conclamou a população a se unir ao movimento em defesa das mulheres. “Essa campanha acontece há 3 anos na nossa cidade e, este ano, temos ações até o dia 31 de agosto que vamos estar executando com nossos parceiros. Então, é importante que toda a sociedade participe”, enfatizou Lúcia.

O evento contou com a presença da primeira dama, Lurdinha Lima, que defendeu a participação de todas as instituições nas ações de combate à violência doméstica. “É um movimento de combate mesmo, para diminuir os índices de violência contra a mulher. Nós estamos todos juntos nessa causa. A prefeitura, o governo do estado e a sociedade civil estão envolvidos e mostrando que temos uma rede forte de proteção às mulheres em nossa cidade”, ressaltou Lurdinha.

A campanha “Agosto Lilás” reafirma o compromisso de Cruzeiro do Sul em promover a conscientização e mobilização de toda a sociedade na luta contra a violência de gênero, buscando proporcionar um ambiente seguro e igualitário para todas as mulheres. As atividades previstas ao longo do mês visam sensibilizar a comunidade, estimular denúncias e fortalecer o apoio às vítimas, em busca de uma sociedade mais justa e solidária.

Tendência

Sair da versão mobile