No sábado (23) acontece uma Aula de Pandeiro ministrada pelo mestre Seu Preto, com duração de 3 (três) horas. Os participantes devem levar seu pandeiro e podem participar pessoas com diferentes níveis de conhecimento e prática do instrumento.
A atividade é ministrada pelo senhor Francisco de Assis, agricultor, 75 anos, conhecido como Seu Preto, aprendeu a tocar seu pandeiro ainda na infância tendo completado mais de sessenta anos de prática. Por muitos anos tocou em seringais e clubes de bailes junto da banda de seu tio que era sanfoneiro, acompanhados de banjo e tamborim. Também com eles, tocou profissionalmente nas alvoradas – homenagens tradicionalmente realizadas no Acre desde os tempos dos seringais onde se despertava um aniversariante com uma banda de música e muita comida.
FOTO: CEDIDA
No programa da atividade serão compartilhados desde princípios básicos como a técnica de segurar o instrumento até experiências com os ritmos de samba e marcha acreanos, xote, valsa e mazurca, tudo envolvido pela partilha oral de seu Preto acerca de sua história de vida e como músico.
Em sua trajetória, seu Preto ensinou por muitos anos diferentes gerações, mas de forma individual e orgânica. Nesta nova fase, a realização da oficina serve também como um laboratório onde o mestre pode desenvolver e aprimorar sua didática, agora trabalhando com grupos, demonstrando e ensinando seus métodos, técnicas e domínio sobre os ritmos.
A atividade é coordenada pelo músico e pesquisador Alexandre Anselmo e será realizada através do Baquemirim, organização da sociedade civil que tem como objetivo contribuir para a salvaguarda do patrimônio artístico imaterial e material da cultura acreana e Amazônia Sul Ocidental, tendo como protagonistas de suas ações mestres e mestras da cultura popular.
Serviço Oficina de Pandeiro com seu Preto Quando – 23/04 das 15h às 18h Onde – Baquemirim, Estrada Raimundo Irineu Serra, 3627, Rio Branco/AC O que levar – pandeiro e recipiente para água Inscrições – https://forms.gle/7KwQ6KKUEPpdbtQK9