O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foi homenageado nesta quarta-feira (1º) durante o Jubileu de Diamante da Administração Pública, que celebrou os 60 anos da regulamentação da profissão de administrador no Brasil. O evento, realizado na capital acreana, reuniu autoridades, gestores públicos e empresários, além de 76 profissionais da área reconhecidos por sua contribuição à administração no país.
Em sua fala, Bocalom destacou a relevância dos administradores na gestão pública e anunciou que, pela primeira vez, a Prefeitura de Rio Branco realizará concurso público com vagas específicas para esses profissionais. “Não dá para falar de gestão pública sem os administradores. Eles têm uma experiência fundamental para nos ajudar a fazer as coisas acontecerem”, afirmou.
A presidente do Conselho Regional de Administração do Acre (CRA-AC), Ângela Maria Bessa, ressaltou a trajetória da categoria desde a promulgação da Lei nº 4.769, de 1965. “Esses 60 anos de trabalho têm sido marcados por muitas conquistas. Estamos prestando apoio à gestão pública e às diversas áreas da administração”, disse.
Representando o Conselho Federal de Administração, Fábio Macedo, diretor da Câmara de Governança, afirmou que a entrega da medalha é um reconhecimento ao papel desempenhado pelos administradores no desenvolvimento do Estado. “Hoje, o sistema CFA-CRA, em cada estado, está prestando essa homenagem aos profissionais que se destacam e que são grandes parceiros do Conselho Regional de Administração”, declarou.
A cerimônia reafirmou o compromisso das instituições públicas com a valorização da profissão, apontada como essencial para a formulação de políticas públicas e o fortalecimento do desenvolvimento sustentável de Rio Branco e do Acre.