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Prefeito de Rio Branco empossa novo procurador do Município

Nomeado através de concurso público, Fábio Gouveia Carneiro assume o cargo para reforçar equipe jurídica da capital

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Em cerimônia realizada nesta terça-feira (12), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, empossou o novo procurador do Município, Fábio Gouveia Carneiro, natural de Rondônia e aprovado em concurso público. Durante o evento, servidores da Procuradoria Geral do Município (PGM), familiares e membros da administração estiveram presentes.

“Estou muito feliz e agradecido a Deus, minha família e à administração pública que valoriza a carreira”, afirmou o procurador empossado, declarando compromisso com as demandas do Município. “Venho comprometido com o trabalho de atender o Município de Rio Branco e sempre atender a necessidade da administração pública”, completou.

O prefeito Bocalom destacou a importância da PGM no suporte jurídico à gestão pública municipal. “Os pareceres elaborados pela PGM são fundamentais para que o Município tenha uma boa gestão e continue desempenhando seu papel institucional com a população de forma transparente”, declarou.

Ele também abordou os desafios enfrentados pela Procuradoria devido ao déficit de pessoal, mencionando que a PGM contava com apenas 14 procuradores, dos quais 12 em atividade. “Autorizei a realização do concurso para suprir a demanda. Mesmo com poucas vagas e uma grande disputa, mostra que temos as melhores cabeças do Brasil, ou seja, os mais inteligentes”, disse o prefeito.

Na ocasião, o procurador-geral da PGM, Joseney Cordeiro, reforçou o compromisso da administração em manter o número de profissionais necessários para a área jurídica do Município. “Eram quase 20 anos sem concurso para procurador. O prefeito garantiu as 10 vagas e vem garantindo que, sempre que algum colega sai ou se aposenta, o próximo da lista seja convocado”, explicou Cordeiro.

(Foto: Val Fernandes/Assecom)

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Obras de viadutos em Rio Branco avançam com previsão de entrega para 2024

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Construções avançam na Avenida Dias Martins, mesmo com desafios financeiros

Na última sexta-feira, 29, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve nos canteiros de obras dos viadutos localizados na Avenida Dias Martins, próximo à AABB e ao Araújo Mix. Durante a visita, ele avaliou o andamento dos trabalhos e falou sobre os planos para a conclusão dos projetos.

No viaduto da AABB, Bocalom destacou que a prefeitura está bancando a obra com recursos próprios, já que não houve repasses do governo federal. “Estamos usando o dinheiro público com responsabilidade. Mesmo sem ajuda de fora, mantivemos tudo andando. A previsão é inaugurar até o meio do ano que vem”, explicou. O viaduto será chamado de Mamed Bittar.

No viaduto do Araújo Mix, o prefeito chamou atenção para os detalhes que vão além da funcionalidade da estrutura. Ele comentou sobre elementos como lagos artificiais e quedas d’água, que devem tornar o espaço mais atrativo. “A ideia é entregar algo que não seja só útil, mas que embeleze a cidade também”, disse, apontando os arcos da estrutura.

Acompanhado por engenheiros e trabalhadores, Bocalom também reconheceu o esforço da equipe na execução das obras. Ele afirmou que os dois viadutos fazem parte de um plano maior para melhorar o trânsito e valorizar áreas estratégicas de Rio Branco.

“Essas obras vão ajudar muito no tráfego e dar uma nova cara pra esses pontos da cidade. Estamos trabalhando firme pra entregar dentro do prazo e do jeito que a população merece”, concluiu.

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Cidade

Seminário discute estratégia e comunicação na política

CAMP: porque a estratégia é se comunicar

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Nos dias 26 e 27 de novembro, estive em São Paulo para participar do “2º Seminário do CAMP: Estratégia, Comunicação e Democracia”, promovido pelo Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP), em parceria com a ESPM. O evento reuniu profissionais de marketing político, advogados, professores e representantes da sociedade, com o objetivo de debater os desafios, responsabilidades e condutas éticas na comunicação política.

Entre os temas discutidos, a centralidade da comunicação como ferramenta de poder e sua relação direta com a democracia foi destacada. José Vicente da Silva Filho, Cel. reformado da PM, enfatizou a política como exercício de comunicação, onde o emissor é fundamental para o sucesso da mensagem. Juarez Guedes, Diretor Regional Norte-Nordeste e Associado do CAMP, abordou a necessidade de criar conexões por meio de estratégias que envolvam o público, reforçando a importância da presença e do relacionamento como pilares da validação social.

“Juarez Guedes reforça a importância de conexões e relacionamento na validação social.”

Também foi pauta no seminário, reflexões sobre o papel do marketing político, afirmando que ele é conduzido pela política, e não o contrário. A falta de alinhamento na comunicação foi apontada por Tânia Moreira como um dos principais erros de gestão. Já Duda Lima foi provocativo e incisivo ao afirmar que “não se faz política sem propósito”. Fabrício Caruso ressaltou a importância de objetivos claros e métricas de avaliação para evitar falhas na condução de campanhas. Contudo, discutiu-se pouco sobre como alinhar a autenticidade da mensagem política com as demandas estratégicas do marketing, evitando que este reduza a comunicação a um instrumento meramente persuasivo.

A programação incluiu reflexões sobre a inclusão de mulheres em espaços de protagonismo e a necessidade de educar o eleitorado para além dos períodos eleitorais. A proposta de uma autorregulação no jornalismo, defendida pela ANJ, também foi debatida, destacando ética, transparência e responsabilidade como elementos fundamentais.

O publicitário e empresário acreano Wagner Lucena marcou presença no “2º Seminário do CAMP: Estratégia, Comunicação e Democracia”. Com uma trajetória consolidada no marketing político, há mais de 25 anos de atuação, Wagner esteve à frente da campanha vitoriosa neste ano: reeleição de Tião Bocalom à prefeitura de Rio Branco, capital do Acre.

Com um currículo extenso, Wagner acumula vitórias em eleições de grande relevância no Acre, incluindo campanhas bem-sucedidas entre elas: Eleição e reeleição do senador Sérgio Petecão, Prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim, Prefeito Zequinha Lima de Cruzeiro do Sul e outros nomes de destaque no cenário político local, entre eles deputados federal, estadual e vereadores. Seu trabalho contribuiu para o debate sobre comunicação, ética e democracia, além de compartilhar experiências acumuladas ao longo de sua carreira, destacando como práticas regionais podem oferecer insights para desafios em escala nacional.

Também presente no Seminário estava Zé Américo, jornalista e marqueteiro com mais de 30 anos de experiência em marketing político e institucional, que atuou na reeleição do prefeito Bocalom e que já ajudou diversos prefeitos, deputados, senadores, governadores e presidentes da república a se elegerem. Zé também realiza comunicação institucional para prefeituras, governos e ministérios. Ele enfatizou a importância de eventos como este para a troca de conhecimento entre profissionais e o aprendizado contínuo no setor, destacando: “Momentos como esse são importantes para todo profissional, não abro mão dessas oportunidades. Aprendemos muito ao compartilharmos conhecimento.” O jornalista Ailton Oliveira, assessor de comunicação da prefeitura de Rio Branco, que também participou do seminário e destacou a relevância do evento: “para conhecer as novidades do marketing e assessoria política e levar ao Acre o que há de melhor nessa área”.

Momento de conexão na pausa para o café com grandes profissionais: Ailton Oliveira (jornalista), Wagner Lucena (publicitário, consultor e analista político), Fred Perillo (consultor político e estrategista digital) e Alexandre N. Nobre (jornalista e ADM/Marketing).

Mário Rosa, fundador do CAMP e especialista em imagem e reputação, destacou os desafios éticos da busca por audiência nos meios de comunicação. Ele enfatizou como esse cenário pode comprometer a responsabilidade jornalística e impactar negativamente a democracia, reforçando a importância do equilíbrio entre transparência e ética na mídia.

Cheguei ao seminário convicto de que seria uma oportunidade de aprendizado e um momento para celebrar o ano vitorioso, que incluiu a eleição de 12 vereadores em uma câmara com 14 vagas e a reeleição de um prefeito. Ouvir os melhores profissionais da comunicação política do país reforçou a necessidade de uma comunicação política contínua e estratégica, ultrapassando os limites das campanhas eleitorais. A formação de redes e a troca de experiências foram destacadas como essenciais para o aprimoramento da atuação dos profissionais do setor.

Agradeço a todos por meio de Bruno Hoffmann – Presidente do CAMP, Juarez Guedes – Diretor Regional Norte-Nordeste e Associado do CAMP, Dudu Godoy – Vice-Presidente Administrativo e Membro Fundador do CAMP, Rodrigo Cobra – Diretor Executivo no RenovaBR, Tânia Moreira – Membro Fundadora do CAMP, Fábio Bernardi – Vice-Presidente de Planejamento e Membro Fundador do CAMP, Mário Rosa, fundador do CAMP e Duda Lima – Membro Fundador do CAMP. Foi inspirador.

Vida longa ao CAMP!

O evento reafirmou que a comunicação política não é apenas uma ferramenta de gestão, mas um pilar essencial da democracia. Ainda que tenha explorado temas relevantes, como ética e inclusão, futuros debates podem aprofundar o papel do marketing político, equilibrando sua função estratégica com a autenticidade das mensagens políticas e seu impacto a longo prazo.

Alexandre N Nobre – Jornalista-ADM/Marketing. Diretor, consultor de comunicação e marketing, Pós graduado em Comunicação Digital pela FASB e MBA pela Gama Filho, com CRA AC nº 0882 e RP/MTE nº 0000218AC . Atua na comunicação politica desde meados dos anos 90, participou de equipes em várias campanhas proporcional e majoritária no Acre: Prefeitura, Governo e Senado.

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Cultura

Projeto Arte na Comunidade leva cultura e inclusão para jovens no Acre

Iniciativa leva oficinas de teatro, passeios culturais e inclusão social para jovens de Rio Branco, fortalecendo a expressão artística

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No bairro Calafate, em Rio Branco, no Acre, o projeto Arte na Comunidade tem transformado vidas ao levar arte e cultura para crianças e jovens. Idealizado por Núbia Alves, o projeto está em atividade contínua há um ano e nove meses, mas suas ações começaram em 2018, acumulando um histórico de edições que já beneficiaram mais de 500 participantes com idades entre 5 e 25 anos.

Com atividades que incluem oficinas de teatro, passeios culturais e eventos temáticos, o projeto busca oferecer um ambiente criativo e educativo para que crianças e jovens possam desenvolver suas habilidades artísticas e se conectar com a cultura local. A iniciativa também promove apresentações teatrais e colaborações com outros grupos artísticos, fomentando a troca de experiências e o fortalecimento da expressão cultural.

Conversamos com Núbia Alves, idealizadora e coordenadora do projeto, para conhecer mais sobre essa iniciativa que tem impactado tantas vidas e entender os desafios e sonhos que movem o Arte na Comunidade.

Como surgiu o projeto?
“O projeto começou com um sonho meu. Eu percebi a necessidade de levar arte e cultura para as comunidades que enfrentam barreiras de acesso a essas oportunidades. Com apoio de parceiros locais e a minha experiência em artes cênicas, criamos um espaço seguro e criativo para que eles pudessem explorar seus potenciais.”

Quem pode participar?
“Qualquer criança, adolescente ou jovem entre 5 e 25 anos pode participar. É importante que estejam matriculados e frequentando a escola, porque acreditamos que a educação formal complementa o que ensinamos. Não há processo seletivo, basta que os responsáveis entrem em contato e façam a inscrição.”

Quais atividades o projeto oferece?
“Além das oficinas de teatro, organizamos passeios culturais para teatros, museus e outros pontos da cidade. Também promovemos aulas temáticas e comemorativas, como Carnaval, Páscoa e Natal, para integrar a comunidade. As crianças criam apresentações teatrais, e sempre buscamos fomentar a troca cultural com outros grupos artísticos locais e de fora.”

Quais são as dificuldades enfrentadas?
“Nossos maiores desafios são a falta de recursos financeiros e materiais. Muitas vezes, precisamos improvisar com cenários e figurinos. Também enfrentamos dificuldades com transporte para os passeios e temos uma infraestrutura limitada para atender à demanda crescente.”

Como as pessoas podem ajudar?
“As pessoas podem contribuir de várias formas: com doações financeiras, materiais cênicos, alimentos para nossas aulas temáticas ou até mesmo ajudando a divulgar o projeto. Nosso contato é o número (68) 99603-9098 ou o e-mail alvesnubia.souza@gmail.com.”

O projeto Arte na Comunidade destaca-se como um espaço de aprendizado e inclusão, mostrando que a arte pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social.

Foto: Acesso / cedidas

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