O diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, afirmou que o Brasil, há um ano sem novos casos de sarampo, está próximo de reconquistar seu certificado de eliminação da doença. O país perdeu o certificado em 2019 após um surto, mas desde então não houve novos diagnósticos.
Barbosa destacou a importância da cobertura vacinal e a necessidade de combater a desinformação sobre vacinas nas redes sociais. Ele enfatizou a importância de estratégias para alcançar áreas com baixa imunização, como ampliar os horários de atendimento em postos de vacinação e identificar bairros com cobertura vacinal inadequada, visando adotar medidas específicas para cada localidade.
Durante um seminário sobre vacinação na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, Jarbas Barbosa, afirmou que o Brasil Para Barbosa, além de combater as notícias falsas, é preciso adotar outras medidas para ampliar o alcance da vacinação, como sensibilizar os profissionais de saúde, monitorar as coberturas vacinais e ampliar a oferta em alguns lugares.
Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Confira a matéria completa no link