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Castanha do Acre ganha destaque internacional com apoio do Sebrae

Produto em processo de registro de Marca Coletiva conquista prêmio e negócios na Anuga Select Brasil 2024

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A castanha-do-Brasil proveniente do Acre conquistou espaço de destaque na Anuga Select Brasil 2024, realizada em São Paulo de 9 a 11 de abril, com apoio estratégico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O estande do Sebrae Nacional onde foi apresentado o produto, atraiu mais de 15 mil visitantes e rendeu ao Sebrae o prêmio de “Stand + Inovador”.

Durante o evento, foram firmados acordos comerciais que resultaram em mais de R$ 2 milhões em vendas para o exterior em apenas três dias, correspondendo a um total de 48 toneladas do produto. Além disso, o interesse de indústrias de chocolate foi despertado, o que abre novas oportunidades de mercado.

Essa projeção no mercado internacional é resultado direto do projeto AC – Marca Coletiva da Castanha-do-Brasil, impulsionado pelo Sebrae Nacional em colaboração com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) do Acre. Francinei Santos, coordenador do projeto de Bioeconomia do Sebrae no Acre, ressaltou que “a nossa castanha será a primeira a contar com uma Marca Coletiva, conferindo-lhe um diferencial em relação às castanhas de outros estados da Amazônia”.

Eneide Taumaturgo, chefe da Divisão de Extrativismo e Sociobiodiversidade da Seagri, ressaltou os benefícios da feira não apenas em termos de negócios, mas também de troca de conhecimento e experiências. “A feira contribuiu para conhecimentos técnicos e ampliação de redes de contato que fomentarão projetos voltados às cadeias de valores produtivas do Acre”, disse Taumaturgo.

Produto recebe atenção internacional e avança em processo de registro de Marca Coletiva / Foto: Cedida

Tião Aquino, representante da CooperAcre, enfatizou a relevância da participação na Anuga Select Brasil para acessar novos mercados e garantir visibilidade ao produto. “Queremos tirar o atravessador e agregar o Pagamento de Serviço Socioambiental (PSSA) no custo final. O Sebrae também está nos ajudando na elaboração da marca coletiva e no processo de rastreabilidade”, afirmou Aquino.

O projeto Marca Coletiva atua em conjunto com sete cooperativas da Reserva Extrativista Chico Mendes, abrangendo toda a cadeia produtiva da Castanha-do-Brasil. Com cerca de 90% da castanha do estado proveniente dessa reserva, a Marca Coletiva poderá ser utilizada por qualquer uma das sete cooperativas, fortalecendo a identidade e origem do produto. “Com isso, poderemos ampliar a competitividade, qualidade, faturamento e o acesso a mercados”, explicou o gestor do projeto.

A presença da castanha do Acre na Anuga Select Brasil 2024 além de demonstrar o potencial econômico do estado, destaca o papel desempenhado pelo Sebrae e por iniciativas como a “Marca Coletiva” na promoção e valorização dos produtos regionais. Isso contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável da região e consolida sua presença no mercado global.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Sebrae/Acre / Fotos: Cedida

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