Teve início nesta sexta-feira, 21, o primeiro Festival Internacional da Castanha da Amazônia, em Epitaciolândia (AC), que celebra a força do agroextrativismo da região amazônica. A cerimônia de abertura ocorreu às 18h, na Praça da Juventude, no bairro Aeroporto Velho, reunindo extrativistas, agricultores familiares, autoridades parceiras e a comunidade de municípios como Brasileia, Xapuri, Assis Brasil e Rio Branco, além da Bolívia e do Peru.
Com uma programação que une tradição e inovação, o evento celebra o agroextrativismo cooperativo, destacando a importância da economia sustentável para a geração de renda e a conservação da floresta, assim como o intercâmbio de saberes e a valorização da sociobiodiversidade amazônica. O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, expressou sua satisfação de sediar o primeiro FIC e ver o resultado de todo o planejamento do evento. “O nosso município recebe com grande alegria a primeira edição do Festival Internacional da Castanha. É um momento de celebração para nossa cidade e para toda a região, estamos reunindo produtores, extrativistas, agricultores familiares e parceiros do Peru e Bolívia para valorizar o trabalho e a produção da nossa região”, afirmou.
Durante a cerimônia, o presidente da Cooperacre, José Rodrigues de Araújo, enfatizou a intenção de expandir futuras edições do festival para todos os municípios do Alto Acre, fortalecendo a economia regional e promovendo o desenvolvimento sustentável. “É com muita alegria que estamos realizando o primeiro Festival Internacional da Castanha da Amazônia. O nosso objetivo é achar o caminho de melhoria de qualidade de vida para os extrativistas, as pessoas que cuidam da floresta. Essa é a primeira de muitas edições, pretendemos levar o FIC para todos os municípios do Alto Acre”, disse.
O evento segue sua programação neste sábado (22), com a realização do seminário sobre Agroextrativismo Cooperativo e Bioeconomia, apresentações culturais e concurso que elegerá a maior e menor castanha, maior e menor ouriço, melhor poesia e melhor música, com premiações em dinheiro.
Festival Internacional da Castanha, que acontece de 21 a 23 de fevereiro de 2025, em Epitaciolândia -Acre.
Durante os dois últimos dias de evento, o público poderá conhecer um amplo portfólio de produtos e serviços compatíveis com a floresta em pé, além de desfrutar de atrações culturais, como gastronomia, artesanato, música e arte.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha; o Superintendente da Rede Cooperacre, Manoel Monteiro; o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado; o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia; o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia; o prefeito de Capixaba, Manoel Maia; a Alcaidessa de Cobija, Ana Lúcia Reis; o presidente do Conselho das Populações Extrativistas (CNS), Julio Barbora; a representante do Sebrae no Acre, Kelma Araújo;; a Conselheira do Tribunal de Contas do Acre, Naluh Gouveia; o presidente da frente parlamentar de apoio ao cooperativismo e Deputado Estadual, Pedro Longo; o Deputado Estadual, Edvaldo Magalhães; o secretário adjunto da Seagri, Edivan Maciel; o superintendente do MDA no Acre, Cesário Braga; e a Diretoria da ABDI, Perpétua Almeida.
Parceiros
O Festival Internacional da Castanha da Amazônia foi idealizado pela Rede Cooperacre e Coopaeb e conta a parceria do Sistema OCB, Sebrae, gabinete do deputado Estadual Pedro Longo, Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) e Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete); Conab; Copasfe; Coopegrãos; Incra; MDA; Ibama, SPU; ICMBio; STR de Brasiléia, de Epitaciolândia, de Xapuri e de Assis Brasil; Unisol Acre; a coordenação do Programa Paul Singer, da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Governo Federal (Senaes); ApexBrasil; Prefeitura de Cobija; Prefeituras de Epitaciolândia; Brasiléia; Assis Brasil; Xapuri e Capixaba; Sicoob; Amoprelândia; COOPERXAPURI; gabinete do Deputado Estadual Edvaldo Magalhães; Coletivo Varadouro; Fundacentro; Amopreab; Amoprex.
Em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Sistema OCB/AC promoveu, nesta segunda-feira, 7 de julho, um encontro institucional com dirigentes de cooperativas, deputados estaduais e representantes do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), na sede da entidade, em Rio Branco.
A reunião teve como propósito alinhar ações comemorativas em âmbito estadual e reconhecer publicamente o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) e do TCE/AC às iniciativas que visam o fortalecimento do cooperativismo no Acre.
Reconhecimento institucional e planejamento estratégico
Durante o encontro, os diretores dos diversos Ramos da OCB/AC destacaram que as parcerias firmadas com a Aleac e com o TCE/AC têm sido fundamentais para consolidar o cooperativismo como um modelo estratégico de desenvolvimento econômico, social e ambiental no estado.
A atuação conjunta com os poderes públicos tem permitido avanços significativos, como a estruturação de cooperativas, o acesso a políticas públicas e o fortalecimento da agricultura familiar, especialmente no interior.
“União institucional é essencial para transformar realidades” Valdemiro Rocha
O presidente do Sistema OCB/AC, Valdemiro Rocha, ressaltou a importância simbólica do ano de 2025 para o movimento cooperativista em todo o mundo, e a relevância das instituições locais nesse processo.
“O reconhecimento da ONU ao declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas reforça a relevância do nosso modelo de desenvolvimento, baseado na solidariedade, na inclusão e na sustentabilidade. Aqui no Acre, temos a grata satisfação de contar com o apoio de instituições como a Aleac e o TCE, que compreendem o papel estratégico do cooperativismo para transformar realidades e gerar oportunidades. Agradecemos profundamente por essa parceria que fortalece nosso movimento e nos inspira a seguir avançando.”
Aleac propõe Sessão Solene em homenagem às cooperativas
Os deputados Pedro Longo e Eduardo Ribeiro, presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo da Aleac, participaram da reunião e anunciaram a realização de uma Sessão Solene em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas, no próximo dia 14 de julho, às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa.
Pedro Longo reforçou o protagonismo da Frente Parlamentar e o apoio dos 20 deputados que a integram.
“Queremos mostrar para a sociedade a importância desse modelo de negócios que tem melhorado a vida das pessoas. O cooperativismo merece essa visibilidade e o nosso reconhecimento público.”
O deputado Eduardo Ribeiro também reforçou o compromisso da Aleac com o fortalecimento do setor:
“O cooperativismo é um modelo de organização que contribui diretamente para a redução das desigualdades sociais e para a geração de oportunidades sustentáveis. É nosso dever como parlamentares apoiar esse movimento que impacta positivamente tantas famílias acreanas.”
TCE reafirma compromisso com o cooperativismo
Representando o TCE/AC, o vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Ronald Polanco, agradeceu a homenagem e reafirmou o compromisso institucional da atual gestão com o cooperativismo acreano.
“A gestão da conselheira Dulce Benício tem atuado fortemente no fortalecimento do controle social. Temos buscado soluções conjuntas para destravar ações estratégicas do cooperativismo, especialmente no que diz respeito à correta aplicação dos recursos do PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos. O cooperativismo é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento local, e o TCE está ao lado dessa causa.”
Participação dos representantes de Ramos
Estiveram presentes os diretores dos Ramos do cooperativismo no Acre, que representaram diferentes setores produtivos:
•Ramo Saúde: Ediana de Fátima Melo Magela (titular) e Marcus Vinícius Shoiti Yomura (suplente)
•Ramo Agropecuário: Jonas de Souza Lima (titular) e Ezequiel Rodrigues de Oliveira (suplente)
•Ramo Crédito: Manoel Valdemiro Francalino da Rocha
•Ramo Transporte: Raimundo Oliveira de Souza (titular) e Maria de Nazaré Santos da Cunha (suplente)
•Ramo Trabalho: Joelma Brasil Lima (titular) e Pedro Moraes (suplente)
•Ramo Produção: Jorge Melo de Lima
•Ramo Agricultura Familiar: Fátima Maria Pedrosa Maciel.
Encerramento e confraternização
Ao final da reunião, foi servido um almoço aos participantes, promovendo um momento de confraternização e reforçando os laços institucionais em torno do cooperativismo acreano.
A 20ª edição da Expoacre Juruá, realizada em Cruzeiro do Sul, foi classificada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e deputado federal, Zé Adriano, como a melhor da história. Ele destacou o amadurecimento da feira ao longo dos anos e elogiou a estrutura e a organização da edição 2025.
“Posso dizer que a Expoacre Juruá, nessa 20ª edição, ganhou maturidade. Já fomos muito críticos no passado, em 2019, quando chamamos a atenção do governador Gladson Cameli para a necessidade de valorizar um evento tão importante. Hoje, vemos a grandiosidade dessa edição e a importância que foi dada pelo governo do Estado”, afirmou.
Segundo Zé Adriano, a atual edição bateu recordes históricos, tanto em público quanto no número de empresas formalizadas que participaram da feira. “Certamente houve o maior público já registrado neste local. E também tivemos um recorde no número de CNPJs presentes, o que demonstra o fortalecimento do setor produtivo da região”, completou.
O presidente da FIEAC reforçou o papel das instituições parceiras, como o Sebrae, Fecomércio, SENAI e SENAC, na construção de uma feira mais estruturada e profissional. “Nós sempre estaremos prontos para contribuir com o melhor. O governo do Estado, a prefeitura de Cruzeiro do Sul e toda a população do Juruá estão de parabéns. Estou muito feliz em participar deste momento que representa uma verdadeira revolução”, acrescentou.
A força do empreendedorismo do Juruá
Zé Adriano também fez questão de ressaltar o potencial produtivo da região. Para ele, o Vale do Juruá possui um “DNA empreendedor” que precisa ser explorado com responsabilidade e respeito. Um dos exemplos citados foi o crescimento da cadeia do café.
“O café virou uma febre aqui, e isso precisa ser aproveitado. É fundamental que o poder público dê condições reais para que os produtores avancem. Precisamos de silos, estradas com melhor acesso, substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto e assistência técnica permanente. Se dermos essas condições, o produtor local vai conseguir colocar comida na mesa de todos os acreanos”, defendeu.
Planejamento e segurança
Zé Adriano também elogiou a decisão estratégica do governo estadual de realizar a Expoacre Juruá antes da edição em Rio Branco, fortalecendo a interiorização do desenvolvimento econômico. “Essa decisão foi acertada e merece reconhecimento. A população local está de parabéns por acolher os visitantes tão bem – até disponibilizando suas casas por conta da lotação dos hotéis. E ainda tivemos um evento com segurança, sem registros de incidentes. Isso é um avanço cultural que precisa ser registrado como um sucesso total para o estado”, concluiu.
“O governo fortalece o desenvolvimento regional ao antecipar a Expoacre Juruá, promovendo a interiorização econômica e gerando novas oportunidades para o Juruá.” Deputado federal Zé Adriano – Foto: Sérgio Vale
Para o presidente da FIEAC, a Expoacre Juruá 2025 marca um divisor de águas na forma como eventos de fomento ao empreendedorismo e à economia regional são organizados no Acre. E a mensagem que deixa é clara: o desenvolvimento sustentável do Juruá passa pelo fortalecimento do setor produtivo e pelo respeito à população que constrói essa região todos os dias.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 4 de julho, a entrega da Unidade de Saúde Raimunda Dionísio da Silva, localizada na Rua Juricaba, nº 571, no bairro João Paulo. Totalmente revitalizada, a unidade recebeu um investimento de R$ 234.154,44, oriundo de recursos próprios do município.
Com estrutura modernizada e ambiente mais acolhedor, a unidade foi entregue à comunidade com o objetivo de garantir um atendimento mais digno, eficiente e humanizado à população da região.
A solenidade de entrega contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Prefeito Tião Bocalom, secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, chefe de gabinete do prefeito Kellen Bocalom, vereador Joabe Lira, vereador Leôncio Castro, lideranças comunitárias e moradores do bairro.
As obras abrangeram desde a demolição de estruturas comprometidas até a substituição de revestimentos de parede e piso, instalação de forros em PVC e placas de gesso, nova cobertura, pintura interna e externa, construção de passeio e calçadas, além da instalação de novas portas, louças sanitárias e itens de acessibilidade.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que o foco da gestão é entregar serviços de qualidade à população, e não apenas obras físicas:
“A Secretaria de Saúde não entrega obra, ela entrega serviços. Então hoje aqui para essa comunidade do João Paulo, Cabreúva, aqui na Regional da Baixada, a gente está entregando mais um serviço reestruturado. Com essa estrutura física adequada, isso melhora a dignidade do servidor, que passa a ter um ambiente mais adequado para trabalhar, e temos a expectativa de que isso se reverta também na qualidade do atendimento à população. O nosso objetivo final é atender bem, com carinho, e entregar ao cidadão aquilo que ele precisa: uma assistência médica completa, com médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde, dispensação de medicamentos e serviços odontológicos.”
O prefeito Tião Bocalom também comentou sobre o avanço na Atenção Básica com mais uma unidade entregue reformada.
“Com certeza, o nosso compromisso com a saúde continua o mesmo. Essa já é a unidade de número 39, e vamos bater a 40ª, todas recuperadas com recursos próprios. A unidade foi totalmente reformada: trocamos a cobertura, organizamos tudo e colocamos todos os equipamentos novos. Isso é importante destacar. A estrutura também foi adaptada ao cenário pós-Covid, com espaço maior para espera, além do sistema informatizado de saúde, que começou a funcionar de verdade agora”.
O coordenador da unidade, Dirceu Pereira, reforçou que todos os serviços estão disponíveis à população: “O que a população pode esperar é uma unidade nova, reformada, com todos os móveis novos. Só temos gratidão à gestão do prefeito Bocalom e ao nosso secretário de Saúde, que fizeram essa reforma. Custou um pouco, mas está aí: uma unidade nova, com todos os serviços funcionando — médico, enfermeiro, dentista, vacinação. Está de portas abertas para receber a população das regiões vizinhas como Cabreúva, Boa União entre outros. Estamos aqui para receber a população com tudo novo, uma unidade pronta para atender.”