Na última última quinta-feira (02), ocorreu a solenidade de entrega da revitalização do prédio, onde funciona o Centro Cultural do Juruá, um espaço destinado à valorização da história e cultura da cidade.
O projeto de revitalização foi uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Acre e a prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Advertisement
“Tem um significado histórico importante para nossa cidade. É parte da história de Cruzeiro do Sul. Além de fazer parte da história, o Centro Cultural será um lugar de encontros e reencontros”, disse o prefeito Zequinha Lima.
Instalado em uma colina da cidade, e considerado também um dos pontos atrativos turísticos de Cruzeiro do Sul, servindo como um mirante a partir do qual é possível observar o rio Juruá, o segundo distrito e parte da cidade.
O prédio do Antigo Fórum de Cruzeiro do Sul, foi construído para sediar a Prefeitura do Departamento do Alto Juruá, é considerado o prédio público mais antigo do Estado do Acre, quando na primeira divisão administrativa do Território do Acre, Cruzeiro do Sul era a capital do departamento.
Com o fim da divisão departamental passou a funcionar o Fórum da Comarca. Em 2003 passou a sediar o primeiro Museu da Justiça Acreana por iniciativa do desembargador Arquilau de Castro Melo, passando a se chamar posteriormente Centro Cultural do Juruá. O espaço abriga peças e publicações que retratam os primórdios da ocupação e colonização do Alto Juruá.