Diante de instabilidades no atendimento via número 193, o Corpo de Bombeiros do Estado do Acre (CBMAC) passou a adotar novos canais de comunicação com a população. A medida inclui o uso do aplicativo SOS CBMAC, disponível para celulares com sistemas Android e iOS, como alternativa para o registro de ocorrências.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o aplicativo busca ampliar a capacidade de resposta da corporação, especialmente em períodos de alta demanda, como em situações de desastres naturais e incêndios florestais. O novo recurso permite que o cidadão registre emergências por meio de chat ou despachante virtual, que direciona as informações à equipe operacional responsável pelo atendimento.
Advertisement
Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Charles Santos, a atuação do CBMAC está estruturada para cobrir os 22 municípios acreanos. Cada uma das sete unidades do Corpo de Bombeiros, localizadas em cidades-polo como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Epitaciolândia e Xapuri, responde pelos atendimentos na respectiva região. Casos em localidades mais distantes são avaliados conforme a urgência e distância, para definir o deslocamento adequado.
O aplicativo surge como resposta às limitações enfrentadas pelo sistema tradicional, que frequentemente registra sobrecarga durante enchentes e outras situações críticas. A corporação reforça que o uso do SOS CBMAC é complementar ao número 193, contribuindo para maior agilidade nos atendimentos e ampliação do acesso da população aos serviços de emergência.
Além de reforçar o uso do aplicativo, o coronel Charles também alertou sobre o aumento dos focos de queimadas, destacando os impactos diretos na saúde da população e sobre o sistema público de saúde. Ele pediu a colaboração da sociedade para evitar ações que comprometam o meio ambiente e sobrecarreguem os serviços de emergência.