Na sessão ordinária desta terça-feira (12), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) denunciou a crise na educação em Marechal Thaumaturgo, devido ao atraso no pagamento do transporte escolar. Segundo o parlamentar, alunos do ensino médio estão sem aulas há quase um mês devido à falta de pagamento, resultando em um cenário alarmante em que aproximadamente 90% dos estudantes do município estão afetados.
Magalhães também destacou a queda preocupante nos resultados educacionais do Acre nos últimos anos, com o estado atualmente ocupando a penúltima posição no ranking nacional, apesar de já ter figurado entre os dez melhores.
O deputado ressaltou que a situação não é única, mencionando relatos de falta de professores em outras áreas rurais do estado, como Tarauacá, onde um aluno está há um ano sem aulas.
“Essa crise educacional não é isolada e pode ser vista em diversas áreas rurais de municípios acreanos. Recebi o depoimento de uma mãe que vive em Tarauacá, denunciando que seu filho está há um ano sem aulas devido à falta de professores para o 5º ano”, denunciou.
Edvaldo Magalhães enfatizou a necessidade de ações urgentes por parte das autoridades competentes para garantir acesso à educação de qualidade aos jovens acreanos, incluindo investimentos na estrutura educacional, pagamento em dia do transporte escolar e contratação de professores.
Além disso, o deputado expôs uma denúncia relacionada aos cortes de servidores na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, apresentando um requerimento para solicitar informações sobre a contratação de uma terceirizada na secretaria.
Com informações Agência Aleac / Foto: Sérgio Vale