Notícias

Empreendedores brasileiros buscam oportunidades em novo cenário econômico

Published

on

O presidente do Sebrae, Décio Lima, afirmou que o Brasil vive um momento em que o empreendedorismo deixou de ser impulsionado pela necessidade e passou a ser dominado por oportunidades de crescimento. A declaração foi feita durante a abertura da segunda edição do MOVE+, realizada em Florianópolis, evento voltado ao fortalecimento de micro e pequenos negócios em estratégias de vendas e expansão de mercado.

Segundo ele, esse movimento reflete as condições atuais da economia brasileira. “O empreendedorismo no Brasil não é mais por necessidade; o empreendedorismo por oportunidade já é dominante, graças a um momento único do processo econômico do país”, disse. Lima destacou que, somente neste ano, foram abertos mais de 3,6 milhões de pequenos negócios. Ele associou o cenário ao pleno emprego, com taxa de desemprego em 5,6%, à inflação controlada e à saída do Brasil do Mapa da Fome, resultados que atribuiu às políticas conduzidas pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

O evento MOVE+, promovido pelo Sebrae, busca apoiar empreendedores na adoção de novas ferramentas e abordagens para ampliar faturamento. A programação incluiu palestras de especialistas como Rony Meisler, cofundador e CEO do Grupo Reserva, que discutiu estratégias para internacionalizar negócios com propósito de identidade. Além disso, o Sebrae reuniu em Florianópolis gestores, analistas e agentes de mercado de todo o país para debater estratégias de apoio aos pequenos negócios e organizou uma rodada de negócios com 32 empresas compradoras de produtos com Indicação Geográfica.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual de Santa Catarina, Renato Carvalho, ressaltou o papel dos micro e pequenos negócios nas cadeias produtivas. “Estamos crescendo e cada vez mais vamos ter a participação dos micro e pequenos negócios nas diferentes cadeias produtivas. É esse movimento que a gente quer, de um Brasil único, cada vez mais unido pelo propósito de tirar as pessoas da informalidade e colocá-las no mercado com a qualidade do produto brasileiro”, afirmou.

A gestora nacional do MOVE+, Adriana Menegaz, explicou que a iniciativa tem como foco fortalecer a diferenciação dos pequenos negócios, não apenas oferecendo certificações como o selo de Indicação Geográfica, mas também promovendo acesso a novos mercados. O Sebrae espera que a segunda edição do evento contribua para que empreendedores ampliem escala, aumentem competitividade e gerem mais empregos.

Tendência

Sair da versão mobile