Notícias

Famílias começam a deixar abrigo e retornar para casa após enchente do Rio Acre

Published

on

As famílias desabrigadas pela enchente do Rio Acre em Rio Branco começaram a retornar para suas residências na manhã desta quinta-feira, 27 de março. A ação ocorre após o nível do rio apresentar vazante e marcar 11,62 metros, o menor índice registrado nos últimos 20 dias, segundo a Defesa Civil Municipal.

O abrigo montado no Parque de Exposições Wildy Viana, que chegou a acolher 175 famílias, está sendo desmobilizado de forma gradual. Algumas famílias ainda permanecem no local por não terem condições de retornar às moradias, e devem ser incluídas no programa de aluguel social da Prefeitura.

A operação de retorno está sendo coordenada pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Os moradores receberam kits de limpeza antecipadamente. Durante o deslocamento de volta para casa, cada família também leva uma cesta básica e um segundo kit de limpeza.

Ao todo, 43 bairros e 19 comunidades rurais foram atingidos pela cheia do Rio Acre, afetando mais de 31 mil pessoas em Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil, entre quarta (26) e quinta-feira (27), o nível do manancial baixou 63 centímetros, mesmo após registro de 12,8 milímetros de chuva no período.

A expectativa das autoridades é concluir a chamada Operação Volta Pra Casa até o sábado, 29 de março. As equipes seguem monitorando as condições das áreas atingidas para garantir segurança no processo de retorno.

Tendência

Sair da versão mobile