O programa Farmácia Popular registrou um aumento significativo no acesso a medicamentos subsidiados no Brasil. Em seis meses, mais de 22 milhões de brasileiros foram beneficiados, sendo mais de 1.200 no Acre. O programa está presente em 4.515 municípios, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país.
Desde junho, houve uma expansão do programa, permitindo que todos os beneficiários do Bolsa Família obtenham gratuitamente 40 tipos de medicamentos para 11 doenças. No Acre, 219 beneficiários do Bolsa Família foram atendidos, recebendo mais de 95 mil medicamentos e fraldas geriátricas, com um investimento de R$ 11,5 mil do Ministério da Saúde.
Além disso, houve um aumento no acesso a medicamentos para mulheres, com 167.398 atendimentos em todo o país, incluindo cinco mulheres no Acre que receberam 16 medicamentos, antes disponíveis com desconto, agora gratuitamente.
O programa continua se expandindo, com 236 novas farmácias credenciadas em 186 municípios este ano, sendo 10 novos estabelecimentos no Acre. O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar ainda mais a cobertura do programa, buscando atingir 93% do território nacional, priorizando municípios participantes do programa Mais Médicos, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Para ter acesso aos medicamentos, os pacientes devem se dirigir a um estabelecimento credenciado do Farmácia Popular, apresentando documento oficial com foto, número do CPF e receita médica válida, tanto do SUS quanto de serviços particulares. No caso de fraldas geriátricas, é necessário apresentar prescrição médica indicando a necessidade do uso para pessoas com 60 anos ou mais, ou com deficiência.
Saiba mais sobre o Farmácia Popular
Fonte: Ministério da Saúde – Foto: Elza Fiuza / Agência Brasil