Política

Ferrovia Transcontinental, passando pelo Acre, é discutida com embaixador da China no Brasil

Deputado acreano busca parcerias comerciais e apoio da China

Published

on

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, participou de uma reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, no dia 19 de outubro. O encontro teve como objetivo discutir a Ferrovia Transcontinental e parcerias comerciais que visam o desenvolvimento do estado do Acre.

Luiz Gonzaga ressaltou a relevância do encontro, destacando a dependência do Acre da Ferrovia Transcontinental para se tornar um grande exportador para a Ásia. O deputado enfatizou a posição geográfica favorável do Acre para a logística até os portos peruanos e solicitou apoio ao embaixador para a construção dessa rota, que tem o potencial de encurtar o tempo de transporte marítimo da produção brasileira para os países asiáticos em até 29 dias.

O embaixador reconheceu a importância da construção da ferrovia, embora tenha mencionado os desafios, como o alto custo da obra, preocupações ambientais e os interesses regionais do Peru em relação à rota.

Além disso, sugeriu que o Acre se dedique à bioeconomia, aproveitando o crescente interesse global por produtos da Amazônia e utilizando ciência e tecnologia para desenvolver produtos de maior valor agregado.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, também participou do encontro. “Isso faz parte das tratativas que iniciamos no Peru, onde se pretende fazer essa ligação do Brasil com a Ásia via Pucallpa. Acreditamos nesse avanço e que em breve teremos mais notícias boas”, escreveu

Luiz Gonzaga ainda propôs o apoio da Embaixada para a organização de uma reunião com a Câmara Chinesa de Comércio no Brasil, com o objetivo de fortalecer as relações entre os produtores do Acre e investidores chineses.

Tendência

Sair da versão mobile