Política

Fieac inaugura Observatório da Indústria

Published

on

A Federação das Indústrias do Acre (Fieac) inaugurou, nesta quinta-feira (29), o Observatório da Indústria, um novo espaço voltado à produção e análise de dados estratégicos para o setor produtivo do estado. O evento ocorreu na sede da Fieac, em Rio Branco, e contou com a presença do prefeito em exercício, Alysson Bestene.

O Observatório tem como objetivo reunir e oferecer informações que possam orientar decisões de entidades públicas e privadas ligadas à indústria, comércio e serviços. A iniciativa busca fortalecer a capacidade de planejamento e antecipação a mudanças no cenário econômico, com base em dados confiáveis e atualizados.

Advertisement

Durante a cerimônia, Alysson Bestene destacou a importância da ferramenta para a gestão pública e a integração com o setor produtivo local. “Temos buscado, na gestão do prefeito Tião Bocalom, olhar para a indústria, o setor produtivo e a agroindústria. Agora, com todos esses dados, uma vez integrados, servirão para auxiliar. Tenho certeza de que, ao longo do tempo, vamos ter um desenvolvimento da nossa capital”, afirmou.

O prefeito em exercício também ressaltou que a Prefeitura de Rio Branco pretende utilizar o Observatório como fonte de informação para decisões estratégicas.

O espaço leva o nome de Mario Tadachi Yonekura, empresário e ex-líder sindical, homenageado por sua atuação no fortalecimento do Sistema Fieac e da indústria no Acre.

O presidente da Fieac e deputado federal José Adriano Silva afirmou que o Observatório representa um marco nas ações da entidade em 2024. “Esse observatório é o ponto alto das nossas entregas porque reúne um investimento que fizemos em conhecimento e em tratamento de dados. Daqui para frente, eles serão entregues para a sociedade, para o setor industrial e produtivo, orientando novo viés de investimento no estado”, disse.

A inauguração contou ainda com uma palestra do superintendente do Observatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Márcio Guerra. Ele apresentou a metodologia e os impactos esperados com o uso dos dados na rotina das empresas acreanas. “O observatório vai subsidiar o empresariado de informações para que ele tome decisões assertivas”, explicou.

Advertisement

A estrutura do Observatório da Fieac está vinculada ao Observatório Nacional da Indústria e integra uma rede de apoio à inteligência setorial em todo o país.

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile