Durante o lançamento nacional da Marca Amazônia, realizado em 8 de outubro no Rio de Janeiro, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que o fortalecimento do turismo na região é um caminho para enfrentar atividades ilegais e impulsionar o desenvolvimento sustentável. “Para combater as atividades ilegais, a gente tem que criar atividades legais. E o turismo é a solução. O turismo é que vai gerar emprego, vai gerar renda, o turismo de base comunitário, a economia verde”, declarou. O evento ocorreu na Abav Expo, no Rio Centro, e marcou o início de uma nova etapa de promoção integrada dos destinos da Região Norte no mercado internacional.
A Marca Amazônia é resultado de parceria entre a Embratur e a iniciativa Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que reúne os sete estados da Região Norte: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A proposta é consolidar a Amazônia como produto turístico unificado e posicionar o território na vitrine global por meio de uma identidade visual e narrativa comum. O lançamento internacional da marca está previsto para novembro, durante a World Travel Market (WTM) de Londres.
Freixo destacou que o turismo sustentável é uma das principais estratégias para a valorização da floresta e seus povos. “Nós vamos ter uma COP30 na Amazônia, capaz de debater de forma profunda o que é a floresta, levando chefes de Estado do mundo para dentro de um estado amazônico. O mundo não será sustentável se não tiver a Amazônia”, afirmou. A nova marca inaugura o conceito de “turismo de transformação”, que busca oferecer experiências ligadas à natureza e à cultura local, valorizando comunidades indígenas, caboclas, ribeirinhas, quilombolas e seringueiras.
Durante a feira, também foi assinado um protocolo de intenções entre a Embratur e a Amazonas Destination, empresa de gestão de destinos turísticos, para promover o estado do Amazonas no segmento de Turismo de Negócios e Eventos (MICE). A parceria está alinhada ao Plano Brasis 2025–2027, que orienta o marketing internacional do turismo brasileiro e define o fortalecimento da Amazônia como prioridade.
O superintendente estadual de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Junior, avaliou que a ação conjunta entre os estados e a Embratur tem permitido uma atuação técnica e estruturada. “Esse alinhamento tem impulsionado o turismo de maneira técnica e profissional e nos ajuda a nos conectar com outros países”, afirmou.
A participação do Acre ocorreu por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), representada pelo secretário Marcelo Messias, que destacou a importância da identidade coletiva para ampliar a presença da região no exterior. Messias também foi indicado ao Prêmio Nacional ABBTur de Mérito e Talento na categoria Gestão Estadual de Turismo, reconhecimento ao trabalho desenvolvido no estado.