Nesta terça-feira, 25 de abril, a Fundação Elias Mansour (FEM), responsável pela gestão pública de cultura no Acre, deu início a um ciclo de oitivas na Filmoteca da Biblioteca Pública de Rio Branco, com o objetivo de democratizar e incluir os diversos segmentos culturais do estado. O evento contou com a presença de representantes de diferentes áreas da cultura acreana, e é parte das ações de implementação da Lei Paulo Gustavo, que destina R$16 milhões ao Acre para ações emergenciais no setor cultural.
A Lei Paulo Gustavo foi criada em resposta aos impactos econômicos e sociais da pandemia da covid-19 no setor cultural. O ciclo de oitivas promovido pela FEM busca promover o diálogo sobre linhas de apoio, tipos de editais, regramentos e outras pautas referentes à execução da Lei Paulo Gustavo. As oitivas são abertas ao público em geral e serão realizadas em três etapas. A primeira, realizada na terça-feira, 25, contou com a participação de integrantes de diversos segmentos culturais do Acre. A segunda etapa ocorrerá na quinta-feira, 27, com o segmento de culturas populares, e a terceira e última etapa está marcada para o sábado, 29, com o segmento de audiovisual.
Além das oitivas, a FEM também está promovendo outras ações para a implementação da Lei Paulo Gustavo no Acre. Dentre as ações planejadas estão a elaboração de editais específicos para os segmentos contemplados pela lei, a definição de critérios transparentes e objetivos para a seleção de projetos, e a realização de capacitações e orientações para os interessados em acessar os recursos.
A Lei Paulo Gustavo representa uma importante iniciativa do governo federal para apoiar o setor cultural durante a pandemia, e a Fundação Elias Mansour, como responsável pela gestão pública de cultura no Acre, está empenhada em promover a democratização e inclusão no acesso aos recursos dessa lei, buscando beneficiar e fortalecer os diversos segmentos culturais do estado. A expectativa é que as ações promovidas pela FEM contribuam para o desenvolvimento da cultura acreana e para a superação dos desafios enfrentados.