O governador do Acre, Gladson Camelí, acompanhou na tarde desta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária do Senado Federal, em Brasília, onde participou, a convite do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre, das discussões e votações de matérias relacionadas à educação nacional, com foco em propostas que afetam diretamente a carreira do magistério e a organização do ensino no país.
Durante a sessão, Gladson Camelí integrou a mesa diretora dos trabalhos e acompanhou a tramitação do Projeto de Lei nº 2.387, de 2023, que propõe alterações na Lei nº 11.738, de 2008, com o objetivo de incluir professores da educação infantil entre os profissionais do magistério. A proposta também promove ajustes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para definir o enquadramento desses profissionais na estrutura da educação básica. Outra matéria observada pelo chefe do Executivo acreano foi a Proposta de Emenda à Constituição nº 169, de 2019, que altera o artigo 37 da Constituição Federal para permitir a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de qualquer natureza, tema que envolve a organização da carreira docente no serviço público.
Ao comentar sua participação, o governador destacou a importância do diálogo entre os entes federativos e o Parlamento. “Fico contente de manter constante diálogo com nossos senadores e demais amigos da boa política. Como governante do Estado, estou sempre articulado em busca de trazer o melhor para o nosso Acre e atento aos assuntos em pauta em âmbito nacional”, declarou. A presença do governador na sessão ocorre em um contexto de debates sobre a valorização dos profissionais da educação e a organização do sistema de ensino, com impactos diretos sobre estados e municípios, responsáveis pela execução das políticas educacionais no país.