De 21 a 23 de abril, em Brasília, aconteceu o “I Encontro Inter-Regional Patak Maymu, a ideia foi reunir e juntas em reflexões e compartilhamento de experiências de mulheres indígenas, que estão cada vez mais presentes em espaços de articulação e representação do movimento, e assim, fortalecer o movimento unindo, organizando para conquistar.
Como guardiãs das culturas e territórios indígenas, as mulheres são particularmente afetadas pelas violações de seus direitos, o que tem um impacto significativo na organização interna dessas comunidades.
Alguns dos principais exemplos de violações incluem a paralisação da demarcação de terras, impactos ambientais e ofensas à sua cultura e espiritualidade.
A coordenadora secretária da Coiab, Marciely Tupari (@ayaptupari) participou do “I Encontro Inter-Regional Patak Maymu – Autonomia e participação das mulheres indígenas da Amazônia e do Cerrado na defesa de seus direitos”, realizado pela Cese Direitos (@cesedireitos). “É com a participação e troca de experiências que o movimento cresce e fortalece.”
Acompanhe a @coiabamazonia nas redes e junte-se à luta dos povos indígenas da Amazônia.