O Governo Federal divulgou, nesta terça-feira (04), a portaria que nomeia Junior Manchineri como coordenador regional do Alto Purus da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Junior é indígena do povo Manchineri e foi o mais jovem do Brasil a se candidatar como deputado estadual nas eleições de 2022, pelo PT.
A Coordenação Regional Alto Purus está localizada em Rio Branco (AC) e atua junto aos povos indígenas das etnias Apurinã, Jamamadi, Kaxarari, Manchineri, Jaminawa, Madija (Kulina) e Huni Kuin (Kaxinawá). Criada em 2009/2010, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas na região que compõe as bacias do Rio Acre e Purus.
A área de atuação da CR Alto Purus abrange os municípios de Assis Brasil (AC), Brasiléia (AC), Epitaciolândia (AC), Rio Branco (AC), Sena Madureira (AC), Manoel Urbano (AC), Santa Rosa do Purus (AC), Boca do Acre (AM) e o Distrito de Extrema em Porto Velho (RO), onde vivem aproximadamente 10 mil indígenas.
Para Junior Manchineri, essa nomeação simboliza a resistência e a luta dos povos indígenas, especialmente diante da necropolítica do governo Bolsonaro. Segundo ele, é importante que os povos indígenas ocupem cargos que são de interesse direto para eles e mostrem que são capazes de gerir e articular politicamente dentro desses espaços.
Advertisement
“Esse momento histórico simboliza como nós povos indígenas resistimos, lutamos e sobrevivemos a toda necropolitica do (des)governo Bolsonaro. Hoje temos a possibilidade de assumir cargos que são de interesse direto dos povos indígenas e, mostrar que somos capazes de gerir e de articular politicamente dentro desses espaços”, declarou Junior, em suas redes sociais.
Junior também destacou a importância da juventude na reconstrução da política indigenista e na continuidade da luta e do movimento. Para ele, a ocupação desse espaço representa um ato de resistência e uma oportunidade de inserir a juventude nos espaços de construção e deliberação.
“Precisamos que a juventude esteja inserida no cenário de retomada, de protagonismo e deliberação. Ser – provavelmente – o coordenador regional mais novo no Brasil também reforça o momento de inserirmos a juventude nos espaços de construção ou a ela destinarmos espaços que são prioritários e emergentes aos mesmos.”
Com essa nomeação, Junior Manchineri terá como missão coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas na região do Alto Purus, que é de extrema importância para as comunidades indígenas que habitam a região.