Na última sexta-feira (28), durante o 19° Acampamento Terra Livre, Junior Manchineri tomou posse como coordenador regional da unidade descentralizada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizada em Rio Branco (AC). A cerimônia ocorreu na tenda da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e contou com a presença da presidenta Joenia Wapichana.
A Coordenação Regional Alto Purus atua junto a indígenas das etnias Apurinã, Jamamadi, Kaxarari, Manchineri, Jaminawa, Madija (Kulina) e Huni Kuin (Kaxinawá) nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. Criada em 2009/2010, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de comunidades na região que compõem as bacias do Rio Acre e Purus, onde vivem cerca de 10 mil indígenas.
Júnior Manchineri, de 22 anos, foi candidato a deputado estadual pelo PT, nas eleições do ano passado. O jovem é acadêmico do curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Acre (Ufac) e tem como principal defesa os direitos da juventude. O jovem criou ainda o projeto Matpha, que significa ‘indígenas da cidade reunidos’, idealizada por seus pais.