O Poder Judiciário do Acre publicou nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, um alerta à população após identificar o uso indevido do nome do Tribunal de Justiça em um golpe de cobranças falsas enviadas por e-mail. A fraude chegou ao conhecimento do Judiciário quando uma moradora de Feijó procurou o cartório local para esclarecer uma cobrança de R$ 68,01 apresentada como “intimação de contestação”.
A análise feita pela Corregedoria-Geral da Justiça concluiu que o documento não tinha relação com qualquer procedimento oficial, indicando que golpistas utilizam referências ao Tribunal e ao Cartório de Protesto da Comarca de Feijó para atribuir aparência de autenticidade à mensagem. O Tribunal informou que não realiza intimações de contestação por e-mail e que não solicita pagamentos por esse meio. “Mensagens com esse conteúdo devem ser tratadas como suspeitas”, comunicou a Administração do PJAC.
Segundo o Judiciário, a orientação à população é evitar a abertura de anexos, o acesso a links e qualquer tipo de pagamento vinculado a comunicações eletrônicas desse tipo. O Tribunal recomenda que casos assim sejam encaminhados ao lixo eletrônico e registrados em Boletim de Ocorrência, presencialmente ou pela delegacia virtual da Polícia Civil. A medida busca prevenir novos casos em um contexto de ampliação de golpes digitais que utilizam nomes de instituições públicas para induzir vítimas ao erro.
Ao reforçar o alerta, o PJAC destaca que informações oficiais são divulgadas pelos canais institucionais e que dúvidas sobre notificações devem ser esclarecidas diretamente junto ao Tribunal. A divulgação do aviso tem o objetivo de orientar usuários do sistema de Justiça e reduzir impactos de práticas fraudulentas que circulam pela internet.