MEIO AMBIENTE

Lideranças indígenas yawanawa marcam presença no Fórum Econômico Mundial em Davos

Biraci Brasil e Biraci Junior propõem conselho indígena e unem Cultura Indígena à IA

Published

on

Biraci Brasil e Biraci Junior Iskukua, lideranças do povo indígena Yawanawa, estão participando do Fórum Econômico Mundial em Davos. Eles estão discutindo a criação de um conselho indígena no Fórum e compartilhando a cultura Yawanawa por meio da arte, destacando a importância da inclusão de vozes indígenas em plataformas globais.

“Sobre a nossa participação no WEF / Fórum Econômico Mundial. Onde começamos a debater a CRIAÇÃO DE UM CONSELHO INDÍGENA DO FÓRUM. Um passo importante ao olhar dos OTIMISTAS, assim como eu. Sei das necessidades de mudanças em muitos aspectos do Fórum, mas, o primeiro passo já foi dado,” disse Biraci Junior.

Durante o evento, Biraci Junior e seus parceiros apresentaram uma obra de arte criada a partir dos kenes Yawanawa, desenhados por duas artistas do seu povo, Nawashahu e Mukashahu, utilizando tecnologia de Inteligência Artificial. “Estamos aqui junto com Refik Anadol e Efsun Erkilic, amigos, irmãos e parceiros, apresentando uma obra de arte criada a partir dos kenes Yawanawa, desenhados por duas artistas, minhas irmãs Nawashahu e Mukashahu, recriando a partir do uso da tecnologia da Inteligência Artificial,” explicou.

A presença do povo Yawanawa no Fórum também foi marcada por um encontro com o Presidente da Colômbia, Gustavo Petro. “Ontem recebemos a visita do Presidente da Colômbia Gustavo Petro, que nos parabenizou pelo trabalho e que disse que irá nos visitar também,” relatou Biraci Junior.

Adicionalmente, Biraci Junior mencionou a presença da Ministra Marina Silva no Fórum, destacando a representação brasileira no evento. “Brasil sendo BEM representado pela nossa Ministra Marina Silva aqui no @worldeconomicforum, que encontrou seu velho amigo @nixiwaka64 [Biraci Brasil Yawanawa], lembrando quando no ano de 1986 os dois saíram candidatos pelo estado do Acre pela primeira vez, começando ali uma história de luta e conscientização que perdura até os dias atuais e deixando um legado para a continuidade do mesmo,” disse ele.

Tendência

Sair da versão mobile