MEIO AMBIENTE

Marina Silva faz chamado à ação coletiva e transição energética para enfrentar a crise climática

COP28: Ministra Marina Silva lidera discurso urgente rumo à meta de 1.5 Graus e pede mudança global para um futuro sustentável @marinasilvaoficial

Published

on

Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, enfatizou a crucial importância de um texto específico sobre combustíveis fósseis para determinar o sucesso do evento. Ela defendeu veementemente a necessidade de uma abordagem clara e contundente no documento final, visando impulsionar o uso de energias renováveis e diminuir progressivamente a dependência dos combustíveis fósseis. A inclusão desse tema inédito no debate climático foi ressaltada pela ministra como um marco significativo, propondo a formação de um grupo de trabalho para estabelecer medidas concretas pós-COP28.

Ministra Marina Silva, enfatizou a urgência e a responsabilidade coletiva diante da crise climática global. Destacou que a década de 2021-2030 é crucial para implementar medidas decisivas visando conter os impactos das mudanças climáticas e garantir um futuro mais seguro para a humanidade.

Alertando sobre a necessidade premente de ações conjuntas, a Ministra ressaltou a importância de eliminar a dependência das economias dos combustíveis fósseis, enfatizando o papel fundamental das energias renováveis nesse contexto. Ela pediu tanto os países produtores quanto os consumidores a acelerarem a transição para fontes de energia mais limpas.

Afirmou que os países desenvolvidos devem liderar esse processo, propondo a criação de uma instância de discussão e negociação dentro da UNFCC para abordar o tema com a urgência requerida. Marina Silva destacou a importância de respostas coletivas que considerem as diferentes realidades nacionais e alternativas de desenvolvimento socioeconômico, especialmente para as populações mais vulneráveis.

Advertisement

A Ministra enfatizou os desafios sem precedentes necessários para atingir a meta de 1.5 graus Celsius, enfatizando a importância de mobilização e implementação ágeis e abrangentes em países em desenvolvimento. Ela conclamou à união e à ação coletiva, salientando a necessidade de um acordo global que impulsione recursos financeiros e tecnológicos para acelerar a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas.

Além disso, Marina Silva enfatizou a importância da COP30, a ser realizada no Brasil em 2025, ressaltando que o sucesso desse encontro depende da aprovação, na COP28, de um balanço alinhado com a meta de 1.5 graus Celsius em todas as suas dimensões. Ela encerrou sua fala reiterando a urgência e a responsabilidade coletiva diante do desafio climático global, enfatizando a necessidade de concessões mútuas para alcançar a meta de 1.5 graus Celsius e evitar um cenário caótico iminente.

Confira o video no perfil da Ministra.

Foto: Reprodução/Audiovisual/PR

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile