MEIO AMBIENTE

Ministra do Reino Unido visita o Acre e conhece projetos de conservação

Published

on

A ministra do Clima pelo Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Kerry McCarthy, visitou o Acre no último final de semana para conhecer projetos de conservação da floresta amazônica. A visita faz parte do Programa REM Acre Fase II, que conta com recursos britânicos destinados à preservação ambiental.

A comitiva liderada pela ministra incluiu equipes técnicas do Instituto de Mudanças Climáticas e do Programa REM. A ministra visitou a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, um dos principais símbolos da luta pela preservação da Amazônia. Durante a visita, McCarthy observou iniciativas desenvolvidas com o apoio do Reino Unido e do governo do Acre, que visam à sustentabilidade e à preservação ambiental.

Advertisement

Entre os projetos apresentados, destacou-se o pagamento de subsídio de R$ 2,50 por quilo de borracha extraída, como incentivo financeiro às comunidades extrativistas. Esse incentivo faz parte das ações de promoção do desenvolvimento sustentável, beneficiando povos tradicionais que dependem da floresta.

A ministra afirmou que esta foi sua primeira visita ao Acre e destacou a importância do trabalho realizado em parceria entre o governo local e o Reino Unido. Além de proteger o meio ambiente, os projetos visam melhorar as condições de vida das populações que habitam a floresta, mantendo práticas sustentáveis.

O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Leonardo Carvalho, ressaltou que a parceria com o Reino Unido já existe há muitos anos, sendo o Programa REM um exemplo dos esforços conjuntos entre os dois governos para a conservação da Amazônia.

Advertisement

A ministra também mencionou o interesse em expandir parcerias para outras modalidades de financiamento, como a coalizão LEAF, da qual o Reino Unido faz parte.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile