MEIO AMBIENTE

Ministra dos Povos Indígenas é homenageada em Hollywood, junto ao ator Leonardo DiCaprio

Published

on

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, recebeu o prêmio no Green Carpet Fashion Awards, evento organizado pela indústria da moda e do entretenimento, que premia “forças positivas na moda e no entretenimento, e agentes de mudança que olham a crise e o conflito nos olhos para defender a esperança ativa e o trabalho profundo e verdadeiro para a transformação”.

A homenagem foi entregue pelas mãos do ator Leonardo DiCaprio, dias antes do Oscar, nos Estados Unidos. O prêmio foi da categoria Healer, que seria algo como “Curadora da Terra”. A homenagem reconheceu os esforços da ativista “pelas extraordinárias conquistas na defesa das florestas e por reposicionar os povos indígenas no centro da agenda climática global”.

Na entrega do prêmio, Leonardo DiCaprio destacou o trabalho da ministra no Brasil, que tem o foco na Amazônia.

“A ministra Guajajara tem sido uma feroz ativista ambiental por muitos anos. Muitas vezes em circunstâncias difíceis e perigosas. Durante o reinado desastroso do governo anterior, ela foi um constante farol de esperança. Diante de graves ameaças aos povos indígenas, ela tem sido uma força poderosa”, disse o ator.

Ao finalizar, o ator disse a Re:wild e seus parceiros estão agora trabalhando em estreita colaboração com a ministra Guajajara e a nova administração do presidente Lula para ajudá-los a implementar rapidamente as prioridades ambientais.

“Para ajudar a enfrentar as ameaças crescentes à sua casa-floresta, minha organização Re:wild lançou nosso Fundo Florestal da Amazônia em 2019, para aprofundar nossa parceria com Sônia e outros defensores indígenas na linha de frente com os quais estamos lado a lado. A Re:wild e seus parceiros estão agora trabalhando em estreita colaboração com a ministra Guajajara e a nova administração do presidente Lula para ajudá-los a implementar rapidamente as prioridades ambientais”, finalizou.

Confira a fala da ministra Sônia Guajajara, na entrega do Prêmio:

“É uma alegria e uma honra receber este importante prêmio, que reconhece a luta, que é

não só minha, mas de milhões de defensores da natureza, dos animais e da vida no planeta Terra! Essa luta não tem sido fácil, muitos camaradas e companheiros têm perdido a vida diariamente.

Os povos indígenas representam apenas 5% da população mundial, mas juntos protegemos o equivalente a 80% da biodiversidade do planeta. Por isso, o reconhecimento e uma premiação tão importante como esta são fundamentais para que esta causa seja vista e reconhecida por diversas pessoas. Porque a luta pela causa indígena é uma luta humanitária. 

Ao proteger o meio ambiente e territórios indígenas, também conseguimos proteger a vida no planeta, o ar e a água que respiramos e bebemos aqui deste lado do mundo, que também vem destes territórios. Agora, como primeiro Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, vou ampliar essa luta pela proteção e justiça para o nosso povo, que tem sido cruelmente atacado por séculos!

A parceria com outros países é fundamental para ganharmos mais força nessa luta humanitária. Então, obrigado Green Carpet Fashion Awards, obrigado Leonardo DiCaprio.”

Tendência

Sair da versão mobile