O nível do Rio Acre subiu mais de seis metros nas últimas 24 horas em Assis Brasil, no interior do Acre, atingindo 11,37 metros na manhã desta terça-feira, 15 de abril. A cota de transbordamento no município é de 12,40 metros. Imagens registradas por moradores mostram áreas próximas à zona urbana já afetadas.
De acordo com informações da Defesa Civil, as chuvas intensas ocorridas nas últimas 24 horas na Bacia do Rio Acre impactaram vários municípios. Em Xapuri, foram registrados 95 milímetros de chuva. Em Brasileia, o nível do rio subiu mais de dois metros, chegando a 5,56 metros. Em Capixaba, a elevação foi de dois metros e meio, alcançando 6,08 metros.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que o volume de água deverá chegar à capital nas próximas 72 horas. Ele afirmou que não há previsão de transbordamento. “O nível do Rio Acre em Rio Branco está em 7,14 metros e pode chegar a 10 metros, mas isso não representa risco como o que foi registrado em março deste ano”, disse.
Em março, uma cheia atingiu mais de 8,6 mil pessoas na capital. Ao todo, 43 bairros e 19 comunidades rurais foram afetadas. Cento e setenta e cinco pessoas foram abrigadas no Parque de Exposições Wildy Viana. As famílias desabrigadas retornaram para suas casas no final de março, com apoio de kits de limpeza e cestas de alimentos.
A Defesa Civil reforça o monitoramento do nível do rio nos próximos dias, especialmente durante o período da Semana Santa, quando o impacto das chuvas poderá ser mais sentido em Rio Branco.