A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), inaugurou na quinta-feira, 8 de agosto, uma nova casa de acolhimento destinada a imigrantes, com foco em pessoas vindas da Bolívia, Peru e Venezuela. O espaço oferece infraestrutura completa para receber entre 70 e 80 pessoas, com 15 apartamentos, áreas separadas para homens e mulheres, cozinha, banheiros e salas de refeição.
O secretário da SASDH, Wellington Chaves, destacou que o local oferece alimentação, atendimento psicossocial e assistência para a retirada de documentos, além de encaminhamento aos órgãos públicos. A iniciativa busca dar suporte a imigrantes que chegam ao Acre em busca de melhores condições de vida.
Secretário Wellington Chaves destaca serviços do novo abrigo para imigrantes, como alimentação e apoio psicossocial.
Entre os beneficiados pela nova casa de acolhimento está Natália Concreta, uma imigrante venezuelana que chegou ao Brasil com três filhos pequenos. Natália relatou que o apoio recebido no abrigo trouxe estabilidade e segurança para sua família. “Nós que chegamos sem nada, temos alguma estabilidade. Ao menos não nos falta alimento, não nos falta um lugar onde dormir e de verdade, todas as moças do refúgio nos têm tratado maravilhosamente bem, não podemos nega, e damos as graças por isso, porque nenhum país, desde que eu saí da Venezuela até aqui, nenhum país nos tem dado esse apoio e essa acolhida”, afirmou.