O Natera (Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) está completando 10 anos de atuação e para celebrar essa importante data, será realizada uma cerimônia na próxima segunda-feira, dia 8 de maio. A celebração contará com exposições, debates e homenagens, e terá início às 14h, no auditório da instituição.
Durante a cerimônia, será realizada uma palestra com o tema “Saúde Mental, Direitos Humanos e os Desafios do Sistema de Justiça”, ministrada pelo diretor de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua e da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Leonardo Pinho.
Além disso, a exposição “(In)visíveis” será apresentada no hall de entrada do auditório. A exposição tem como objetivo conscientizar a população sobre a realidade das pessoas em situação de rua na cidade de Rio Branco e a política oferecida para esse público. Os registros da exposição são do fotógrafo Eduardo Duarte e da equipe do Natera.
Por fim, a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Natera homenageará os integrantes do MPAC e representantes de outras instituições da Rede de Proteção Social que prestaram serviços relevantes em defesa da saúde mental e da população mais vulnerável.
Criado em 2014 pela Lei Complementar n. 291, o Natera é um órgão auxiliar do MPAC que atua no atendimento de pessoas, famílias e grupos que têm questões relacionadas ao uso prejudicial e/ou abusivo de álcool e outras drogas, bem como demais questões de saúde mental e outras vulnerabilidades e riscos sociais que afetam a dimensão psicossocial. O Natera não substitui os serviços públicos de proteção social ou de atenção psicossocial, mas trabalha em conjunto com as redes de atendimento para aproximar a demanda identificada aos órgãos de atendimento do poder executivo.