No interior do Acre, em Cruzeiro do Sul, fortes chuvas ocorridas no último fim de semana resultaram em uma elevação do Rio Juruá. Na segunda-feira (10), a Defesa Civil registrou uma cota de 12,24 metros, o que representa um aumento de mais de 87 centímetros em menos de 24 horas. A cota de transbordamento do rio é de 13 metros.
Diante dessa situação, o prefeito Zequinha Lima (PP) convocou uma reunião com os secretários municipais para elaborar um plano de contingência. Ele alertou que o volume de água está subindo rapidamente e que, se continuar nesse ritmo, é provável que o rio transborde em breve, atingindo outras áreas como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
O prefeito tranquilizou a população, dizendo que o plano de contingência está pronto e que a Defesa Civil municipal está monitorando o rio Juruá diariamente “Estamos com nosso plano de contingência pronto, e na hora que tivermos de reunir nossa equipe, já estaremos prontos. A nossa Defesa Civil municipal tem monitorado diariamente o nosso rio Juruá. Quero tranquilizar as pessoas que estão nessa área que o manancial alaga, na hora que a água chegar em suas casas, estaremos prontos para ajudar”, finalizou Zequinha.