A prefeitura de Rio Branco (AC), realizou na última quinta-feira (26), a primeira reunião por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), para realizar a apresentação e discussão da minuta do decreto de criação do Conselho Municipal LGBTQIA+ no município. A necessidade de criação do conselho, foi apresentada ainda no final de 2022, pelo presidente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT no Acre, Judson Vladesco.
De acordo com o secretário adjunto da SASDH, Francisco Bezerra, disse que o papel da prefeitura é garantir uma ação regulamentadora. “A criação do conselho faz parte de uma ação regulamentadora e o nosso papel é garantir isso. Nossos gestores têm a visão clara e fazemos com satisfação, já que tudo que é de parte da sociedade cabe ao poder público considerar e atender, independentemente”.
Um dos ativistas da causa LGBTQIA+, Germano Marino usou suas redes sociais para parabenizar ao prefeito Tião Bocalom pela iniciativa da criação do Conselho. “Parabéns que a gestão do Prefeito Bocalom, irá realizar a criação e a devida busca de aprovação na Câmara Municipal de Rio Branco. Precisamos vencer a Homofobia e a Transfobia existente no município, planejando ações afirmativas de direitos humanos no enfrentamento à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero ou ageneres”.