A Prefeitura de Rio Branco realizou a inauguração do mais recente Centro de Referência de Assistência Social (Cras), batizado como Cras Novo Horizonte. A nova unidade, anteriormente conhecida como Cras Tancredo Neves, adotou a nova identidade devido à mudança de endereço. O centro tem como objetivo principal oferecer assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade e baixa renda na região.
Os Cras são unidades fundamentais do município, responsáveis por executar as políticas públicas de assistência social, com foco especial nos indivíduos cadastrados no CADÚnico, Bolsa Família e outros programas da rede socioassistencial. Com o novo Cras Novo Horizonte, já são oito unidades em funcionamento na cidade de Rio Branco, com um total de 77 mil usuários cadastrados.
Diferentemente do que muitas pessoas possam pensar, ao adentrar pelas portas de um Cras, as pessoas não recebem apenas auxílio material, como cestas básicas, mas também são acolhidas e recebem todo o suporte necessário para garantir seus direitos e bem-estar. A secretária Suellen Araújo detalhou que o Cras vai além da assistência material, proporcionando acolhimento, dignidade e respeito. No centro, são disponibilizados grupos de fortalecimento de vínculos, destinados a criar laços de amizade e apoio entre os usuários, incluindo grupos voltados para idosos, crianças e mulheres.
O novo Cras Novo Horizonte foi projetado visando o conforto e bem-estar da comunidade atendida. O espaço conta com salas arejadas e climatizadas, oferecendo um ambiente agradável para as atividades realizadas. Além disso, o centro dispõe de um amplo espaço de convivência, que inclui até uma piscina destinada a atividades em grupo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de secretários municipais, diretores, servidores e vereadores da Capital, demonstrando a relevância e o apoio da administração pública local à iniciativa.
Advertisement
“Meu negócio sempre foi cuidar de gente e quero continuar cuidando de gente.” Bocalom (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Durante o evento, o prefeito ressaltou a importância do novo Cras Novo Horizonte, destacando o compromisso de sua gestão em cuidar das pessoas mais necessitadas. Ele enfatizou que o trabalho desenvolvido pelo centro beneficiará especialmente os mais humildes e carentes, demonstrando a preocupação do poder público com a população mais vulnerável.
Com essa nova estrutura e foco no acolhimento e assistência integral, o Cras Novo Horizonte se torna uma importante porta de entrada para os serviços e cuidados oferecidos pela Prefeitura de Rio Branco às famílias em situação de vulnerabilidade na região.