A Prefeitura de Rio Branco iniciou, em janeiro de 2025, a construção do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2025 a 2028. O processo está sendo feito com participação da população por meio de plataforma digital.
Segundo o prefeito Tião Bocalom, o PPA é o instrumento de planejamento que transforma as propostas do governo municipal em ações executáveis ao longo de quatro anos. Três desses anos serão conduzidos pela atual gestão e o último pela próxima administração.
De acordo com a publicação do prefeito nas redes sociais, o plano está sendo elaborado com base nas demandas recebidas da população. O nome definido para o plano é Pelo Bem de Rio Branco: Dignidade para Viver, Oportunidades para Crescer. O prefeito afirma que a proposta busca refletir as prioridades da população, com foco em planejamento e inclusão.
Durante coletiva realizada nesta segunda-feira, 14, Bocalom afirmou que a consulta pública será realizada pela internet. “Hoje todo mundo tem celular, é mais fácil do que reunir pessoas em diferentes locais. Acreditamos que isso vai ampliar a participação”, disse.
A Prefeitura disponibilizou um formulário digital para que a população possa apresentar sugestões sobre áreas prioritárias para os próximos quatro anos. O objetivo é reunir contribuições que possam ser integradas ao documento final do PPA, que orientará a execução orçamentária e os programas públicos no período.