Durante a Expoacre, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), desenvolve ações educativas com foco na conscientização sobre o enfrentamento ao trabalho infantil. As equipes percorrem os estandes e áreas de circulação do parque de exposições com abordagens voltadas à orientação da população sobre a importância de garantir a proteção de crianças e adolescentes contra toda forma de negligência, exploração e violência.
A técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Nívea Melo, afirma que a responsabilidade pela proteção começa na família. “Toda criança deve ser protegida contra todo tipo de violação de direitos. A obrigação começa em casa, com uma família que a guarde de todo perigo.”
Advertisement
Utilizando microfone e caixa de som portátil, Rodrigo Martins conduziu a ação com o público, reforçando a mensagem de que “criança não trabalha, criança dá trabalho”. Ele ressaltou que as crianças podem participar de pequenas tarefas no ambiente doméstico, mas não devem assumir atividades pesadas ou com responsabilidades de adultos. “Mas em casa é onde ela precisa aprender pequenas tarefas como organizar suas coisas, ajudar os pais em atividades em que ela possa dar conta, ao invés de assumir o lugar de um adulto em tarefas pesadas e perigosas.”
De acordo com Nívea Melo, o trabalho infantil expõe crianças a riscos de acidentes e compromete o desempenho escolar, podendo resultar em evasão.
Durante a feira, as equipes da SASDH realizam diariamente mais de cem abordagens, com encaminhamentos aos serviços de proteção e atendimento às famílias.
O diretor de Políticas e Assistência Social, Ivan Ferreira, destacou a atuação contínua da secretaria. “A nossa secretaria é a única da Prefeitura que funciona 24 horas por dia. É um trabalho delicado, complexo e altamente humanizado.”
Advertisement
A iniciativa faz parte das estratégias contínuas da gestão municipal para garantir os direitos da infância e fortalecer a rede de proteção social no município