MEIO AMBIENTE

Prefeitura decreta situação de emergência devido à estiagem em Rio Branco

É tempo que todos adotem medidas conscientes e evitem o desperdício de água em casa e no trabalho

Published

on

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anunciou nesta quarta-feira (27) a assinatura de um decreto que estabelece estado de emergência nas áreas do município afetadas pela forte estiagem que atinge a capital. O decreto foi motivado pela urgência agravada pelos baixos índices de chuva, indicando uma estiagem mais severa e prolongada. Essa situação tem levado à diminuição do nível dos rios e à baixa umidade do ar na região.

Bocalom ressaltou que o abastecimento de água tem sido um problema antigo enfrentado pelos moradores da cidade, mas assegurou que a prefeitura está em busca de uma solução definitiva.

Foto Val Fernandes/Asssessoria

“Esse decreto demonstra a nossa responsabilidade e, principalmente, a nossa vontade de resolver o problema da água em Rio Branco. Ele permitirá que o Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco) contrate a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Universidade de Brasília (UnB) para realizar um estudo em conjunto e contratar uma empresa para perfurar dois poços de pesquisa. Esses poços terão 800 metros de profundidade e nos ajudarão a identificar áreas com água em Rio Branco, um no Primeiro Distrito e outro no Segundo. Não adianta dizer que há água se não a buscarmos, e nós vamos fazer isso”, afirmou o prefeito.

É fundamental que a comunidade de Rio Branco se una para lidar com a escassez de água. Além dos esforços da gestão municipal, a população também pode contribuir economizando água em suas atividades diárias. É tempo que todos adotem medidas conscientes e evitem o desperdício de água em casa e no trabalho. Pequenas ações, como reparar vazamentos e reduzir o tempo de uso da água, são cruciais.

Foto Capa: Sérgio Vale/Vale Comunicação

Tendência

Sair da versão mobile