Rio Branco, 6 de maio de 2025 — O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (PP), anunciou nesta terça-feira (6) que convocará uma reunião com os parlamentares da Casa para tratar das ausências frequentes registradas nas sessões legislativas.
A decisão foi motivada pelo encerramento de uma sessão no fim de abril por falta de quórum. Apenas 9 dos 21 vereadores compareceram ao plenário, número inferior ao mínimo necessário de 11 presenças. Segundo Joabe, a situação precisa ser resolvida com urgência para garantir o funcionamento regular do Legislativo.
“Estamos organizando essa reunião. Começamos o ano legislativo com muita intensidade, muitos debates e diversas propostas. Algumas ausências foram justificadas — questões de saúde, viagens —, mas vamos nos reunir para resolver a situação”, afirmou o presidente durante a sessão.
Joabe ressaltou que a abordagem será baseada no diálogo. “Queremos manter a Câmara forte, unida e atuante para a população de Rio Branco. Não será uma repreensão severa, vamos resolver tudo no consenso, buscando sempre a melhor forma de continuar trabalhando em prol da cidade”, concluiu.
Advertisement
O presidente também mencionou a possibilidade de advertência formal aos vereadores que não apresentarem justificativas para as ausências.