Uma iniciativa do Sebrae tem contribuído diretamente para o fortalecimento de micro e pequenas empresas no país por meio de atendimentos personalizados. O programa “Sebrae na Sua Empresa” tem oferecido consultoria gratuita a empreendedores, com foco em diagnóstico de gestão, finanças e marketing, como ocorreu com a empresária Mônica Rodrigues, proprietária de uma confeitaria em Itumbiara (GO).
Inicialmente atuando como microempreendedora individual (MEI), Mônica começou vendendo bolos por delivery. Com o aumento da clientela, abriu um ponto físico e se formalizou como microempresa. Apesar do crescimento, sentia dificuldades para aprimorar a administração do negócio. A mudança veio após receber, em 2025, a visita de uma consultora do Sebrae, que identificou os principais desafios da empresa e indicou cursos de capacitação nas áreas de gestão financeira e marketing.
Advertisement
Com base nas orientações recebidas, a empreendedora implementou mudanças imediatas. Em poucas semanas, já percebia melhorias nas decisões tomadas. Ela passou a investir de forma mais planejada e adquiriu mais clareza sobre os processos internos da confeitaria. Para Mônica, a consultoria foi essencial para reorganizar o negócio e traçar estratégias de crescimento.
Segundo o Sebrae, o programa é voltado para microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), oferecendo visitas presenciais ou atendimentos remotos realizados por agentes especializados. Esses profissionais avaliam a realidade do empreendimento e indicam soluções adequadas para cada caso.
Em 2025, mais de 500 mil empresas foram atendidas pela iniciativa, que alcançou 1,1 milhão de atendimentos no ano anterior. O coordenador de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Charles Silva, explicou que a proposta é oferecer orientação prática e técnica de acordo com a fase de desenvolvimento da empresa. Os temas abordados vão desde organização interna, fluxo de caixa e planejamento, até acesso a crédito.
Advertisement
O programa pode ser acessado diretamente por empreendedores interessados, que podem buscar atendimento nas unidades do Sebrae ou pelos canais digitais. Em algumas localidades, a ação é realizada em parceria com prefeituras ou associações comerciais, que auxiliam na definição dos roteiros das visitas.