O estado do Acre registrou 746 novos casos de coronavírus só na primeira quinzena de abril. Até o momento, já são 373.384 notificações de contaminação pela doença, sendo que 211.283 casos foram descartados. Felizmente nenhum óbito foi registrado.
Com números alarmantes de contaminações e também a disposição de vacinas, a líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Dra. Michelle Melo (PDT), apresentou em sessão uma indicação solicitando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), um plano de atuação de possíveis surtos envolvendo doenças respiratórias no Acre.
O documento também solicita o conhecimento de números relacionados à quantidade de leitos pediátricos de enfermaria, UCI, UTI disponíveis nas unidades de saúde do SUS, que servem de referência para o atendimento de todo do Acre.
“Vamos nos antecipar e buscar estratégias de auxílio para estarmos preparados para possíveis surtos que possam acontecer nos próximos meses. As nossas crianças são as principais prejudicadas pelas síndromes respiratórias e nós enquanto poder público precisamos redobrar a atenção a esses cuidados”, explicou.
A pedetista frisou ainda que a vacinação e o uso de máscaras são determinantes no combate aos surtos. “Precisamos além de fortalecer a vacinação garantir assistência digna e de qualidade no intuito de evitar danos e assim conseguiremos juntos dar uma resposta em tempo hábil para a nossa população”, enfatizou.
Com informações da Agência Aleac: Texto: Mircléia Magalhães/Foto: Sérgio Vale