A Prefeitura de Rio Branco adotou novas medidas para enfrentar o aumento de casos de doenças respiratórias no município. A partir de segunda-feira (21), quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) passarão a funcionar até às 19h. A ampliação do atendimento atinge as unidades Roney Meireles, Vila Ivonete, Hidalgo de Lima e Cláudia Vitorino.
A estratégia foi definida após a publicação de decreto que reconhece situação de emergência em saúde pública. Além da ampliação nos horários, todas as URAPs, a Policlínica Barral y Barral e a UBS Cidade do Povo também abrirão aos fins de semana para reforçar a vacinação, com foco na imunização contra o sarampo.
Advertisement
De acordo com a Vigilância em Saúde, até a 21ª semana epidemiológica de 2025, foram registrados mais de 18 mil atendimentos por doenças respiratórias e 499 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O decreto autoriza a contratação emergencial de profissionais e a compra imediata de insumos médicos.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, afirmou que o reforço nos serviços busca garantir assistência rápida e eficaz à população. Ele destacou a importância de que todos busquem se vacinar e sigam as orientações das equipes de saúde.
O prefeito Tião Bocalom também reforçou o compromisso da gestão com a saúde pública. Segundo ele, o objetivo é ampliar o acesso da população a um atendimento eficiente, com prioridade para a prevenção.
Advertisement
A ação integra um conjunto de medidas emergenciais e preventivas adotadas pelo município para evitar a sobrecarga do sistema de saúde e conter a circulação de vírus respiratórios.