Cultura

Samba é música, é cultura, é Brasil!

Artigo de Denilson Carneiro

Published

on

Neste 2 de dezembro, Dia do Samba, o Epop traz uma reflexão do músico, ogan e pesquisador da cultura afro-brasileira Denilson Carneiro. Confira!

O samba, como expressão musical, é um dos ritmos mais difundidos e diversificados da cultura musical brasileira, existindo vários tipos de samba: samba de terreiro, samba de roda, samba canção, samba choro, samba reggae, samba de breque, samba enredo, samba jazz, samba rock, samba sincopado, samba chula, samba de corrido, etc.

Advertisement

“Quando falamos de samba, não falamos apenas de um ritmo musical, mas de uma cultura.”

O samba é uma das mais importantes manifestações culturais afro-brasileiras que ajudou, e ainda ajuda, a vencer a barreira do preconceito com a cultura de origem africana. É talvez um dos principais traços culturais que identificam o Brasil pelo mundo. Quando falamos de samba, não falamos apenas de um ritmo musical, mas de uma cultura. O ritmo pelo qual o samba como música é mais conhecido hoje, tem sua origem num ritmo chamado kabula (pronuncia-se cabila), trazido para o Brasil pelos primeiros africanos escravizados oriundos de lugares onde hoje ficam Angola, Congo, Guiné Bissau, etc.

É importante dizer que esse traço cultural musical identitário resistiu a proibições, e todos os tipos de repressão, já que era um ritmo amplamente utilizado nos ritos religiosos desses grupos étnicos e também em suas manifestações laicas.

Também é importante lembrar que essas pessoas trazidas na condição de escravo no chamado primeiro ciclo, ou ciclo da Guiné, pouco duravam, há historiadores que afirmam que um escravo nessa época vivia cerca de dois anos apenas, devidas às condições a que eram submetidos, para além disso, eram proibidas de praticar sua religião e sua cultura.

Advertisement

Apesar de todas as dificuldades, e muito graças ao significado religioso e identitário que esse ritmo tem, ele resistiu até os dias de hoje, se tornando um dos principais traços culturais identitários do povo brasileiro.

Por toda sua história de luta e resistência, sua importância como traço identitário e além de tudo, pela sua beleza musical, o samba merece ter um dia nacional e ser celebrado sempre por todos os brasileiros como um dos patrimônios imateriais mais valiosos que temos como povo.

Advertisement

Tendência

Sair da versão mobile