Cultura

Samba Popular Livre

retorna atividades próximo dia 20 de novembro em Rio Branco

Published

on

Após dois anos sem atividades, grupo Samba Popular Livre retorna atividades próximo dia 20 de novembro em Rio Branco

Com objetivo de celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro, um grupo de amigos de Rio Branco, criou no dia 20 de novembro de 2018, o Samba Popular Livre – (SPL), que é um movimento que, essencialmente, nasce com o objetivo de ocupação em espaços públicos levando samba de forma gratuito, dando acesso ao máximo de pessoas a essa arte.

Segundo informou Anderson Light, um dos organizadores do evento, antes da pandemia eram realizados ao menos uma vez ao mês, uma roda de samba em espaços públicos. “Antes da pandemia realizavamos uma roda mensal em espaços públicos distintos. Com a pandemia tivemos que parar e iremos retornar agora dia 20, após dois anos”.

“O nosso movimento de samba entende o samba como um elo ancestral, e nesse viés compreendemos que o samba, para além do ritmo que traz na essência a alegria, é também um instrumento poderoso de conscientização e transformação social”, enfatizou Anderson.

Após dois anos sem realizar eventos voltados ao samba, o grupo retorna as atividades no próximo dia 20 de novembro com a entrada gratuita, na rua Ogã Arimatéia, antiga rua da África, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção Racial – (COMPIR) e Ong CERNEGRO.

O samba é um gênero musical que surgiu no Brasil, no começo do século XX, e é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos símbolos do país. Essa expressão cultural é considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro e surgiu nas comunidades de afro-brasileiros em alguns bairros do Rio de Janeiro.

Tendência

Sair da versão mobile