O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentou nesta quinta-feira (15) seu manifesto sobre a participação dos pequenos negócios na agenda climática. O documento foi entregue ao embaixador André Corrêa do Lago, presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), durante visita à sede da instituição em Brasília (DF).
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o compromisso permanente da entidade com a sustentabilidade e a inclusão da economia de menor porte nas ações climáticas. “Nós não podemos imaginar um Brasil mais sustentável que não inclua a pequena economia como conceito disseminado em todo o território nacional”, afirmou.
Advertisement
Segundo Lima, a atuação do Sebrae está estruturada em cinco eixos estratégicos: inovação para uma economia de baixo carbono e bioeconomia; agricultura e segurança alimentar; transição energética e encadeamento produtivo; resiliência climática territorial e economia circular; e empreendedorismo feminino, diverso e inclusivo.
O embaixador André Corrêa do Lago ressaltou que a COP30 terá pela primeira vez um espaço dedicado aos pequenos empreendedores, a e-Zone. Para ele, a parceria com o Sebrae será decisiva para ampliar a capilaridade do evento. “Essa capilaridade extraordinária vai ser um instrumento fantástico para o Brasil todo se sentir envolvido com a COP”, declarou.
Além de apoiar a realização da COP30, prevista para 2025 em Belém (PA), o Sebrae também promoverá o letramento de empreendedores em sustentabilidade, incentivo à inovação e articulação com formuladores de políticas públicas para garantir um ambiente de negócios favorável à transição ecológica.
Advertisement
A proposta de criação do Dia da Micro e Pequena Empresa (MPE) durante a Conferência da ONU também será levada por Décio Lima como parte da estratégia de valorização do setor na pauta climática internacional.